Febraban: o que é e qual a importância?

Provavelmente, você já deve ter ouvido o nome FEBRABAN em notícias relacionadas aos bancos e ao mercado financeiro. Neste post, saiba o que é e qual a importância desse órgão que representa as instituições financeiras do Brasil.

O que é a FEBRABAN?

A FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos) é uma instituição sem fins lucrativos, que tem a função de representar o setor bancário perante o governo e a população. Ela também interage com autoridades para a elaboração de normas para o setor bancário.  

A entidade foi fundada em 1967 com o objetivo de fortalecer o sistema financeiro e contribuir para o desenvolvimento econômico nacional de forma sustentável. Sua sede fica na cidade de São Paulo, porém atua em todo o território nacional. Atualmente, cerca de 120 instituições financeiras que funcionam no país são associadas à FEBRABAN.

Para que serve a FEBRABAN?

A FEBRABAN atua na defesa dos interesses de todo o sistema financeiro, ou seja, representa tanto as instituições financeiras quanto os clientes.

Em relação aos bancos, a entidade pode prestar suporte na redução dos riscos e, também, promover maior acesso de serviços financeiros para a população em geral. Quanto aos clientes, ela ajuda a garantir a qualidade dos serviços prestados pelos bancos e a inibir práticas abusivas, como elevadas taxas de juros, por exemplo.

Além disso, a FEBRABAN também atua na capacitação de profissionais das instituições financeiras, para que prestem um serviço qualificado ao público. A entidade oferece várias certificações, que são divididas em quatro categorias:

Correspondentes: para profissionais que trabalham com produtos como crédito direto ao consumidor (CDC), financiamentos de veículos ou consignado.

Suitability: para gerentes de agência e profissionais de vendas que trabalhem diretamente com a oferta de produtos ao consumidor. O suitability garantirá que esses produtos estejam alinhados aoperfil e às necessidades dos clientes.

Agronegócio: para profissionais que atuam com a concessão de Crédito Rural, Proagro ou algum outro produto do setor de agronegócio.

Ouvidoria: Para profissionais que atuam nas ouvidorias das instituições financeiras, e tenham o dever de responder por essa área. 

É importante deixar claro que a FEBRABAN não é uma instituição financeira. Logo, não realiza operações próprias dos bancos, como pagamentos, investimentos, transferências, crédito, entre outras. A sua função é exclusivamente atuar como entidade representativa e reguladora do sistema bancário brasileiro.  

Informações disponíveis no site da FEBRABAN 

A entidade disponibiliza importantes informações para os usuários de serviços bancários no seu site. Vejamos quais são: 

- estatísticas e panoramas sobre a economia;

- pesquisas sobre a utilização de serviços bancários;

- regulação das instituições financeiras;

- dicas de segurança na utilização de serviços bancários;

- feriados bancários.

A FEBRABAN é uma importante entidade que auxilia o Sistema Financeiro Nacional. Neste artigo, entenda como funciona o SFN, e conheça a sua importância para o mercado financeiro.

Deu para entender o que é e qual a importância da FEBRABAN? Se ficou com alguma dúvida, é só deixar aqui os seus comentários!


Você também pode gostar desses artigos

library_booksTodos os artigosVoltar para o topo