🚀 Participe do maior movimento de multiplicação de capital do mercado financeiro.

Quero conhecer!

Imóvel é investimento?

A resposta é: depende.

Nesse sentido, um imóvel somente será um investimento se você comprar o bem com o objetivo de produzir renda, ou seja, para alugá-lo. Caso contrário, se adquirir um imóvel para morar, ele passa a ser um imobilizado.

Isso porque, quando você mora no imóvel, além de não ganhar com o ativo, terá  custos de manutenção e gastos com impostos. Dessa forma, mesmo que ele valorize com o tempo, não dá para considerá-lo um investimento.

Em momentos de crise, é comum encontrar imóveis com bons preços para compra. Porém, isso nem sempre significa que sejam um bom negócio. 

Por isso, para tomar uma decisão de compra, diversos fatores devem ser analisados, como veremos a seguir.

Vantagens de adquirir um imóvel

Existem diversas vantagens em comprar um imóvel. Vejamos algumas delas:

Segurança

Historicamente, os imóveis são alguns dos investimentos mais lembrados pelos brasileiros quando o assunto é segurança.

Entretanto, antes de tomar a decisão de compra, é muito importante avaliar questões como valor, qualidade, localização e questões legais e fiscais. Além disso, se o imóvel for novo, é fundamental saber qual o conceito da construtora no mercado.

Valorização

Salvo em épocas de crise, a tendência dos imóveis é de valorização ao longo do tempo. Logo, normalmente, eles protegem o patrimônio e, também, proporcionam ganhos no caso de uma venda posterior.

Possibilidade de uma renda extra

Como vimos, um imóvel se torna um investimento somente quando ele gera renda por meio de locação. Nesse sentido, há investidores que utilizam aluguéis para complementar a sua renda. E outros conseguem, até mesmo, viver dos rendimentos mensais gerados pelas locações.

Desvantagens de adquirir um imóvel

Por outro lado, imobilizar o patrimônio também tem algumas desvantagens:

Liquidez

A primeira desvantagem dos imóveis é a baixa liquidez.

Ou seja, caso você precise de recursos e tenha que vender o seu imóvel, pode ser que não consiga fazer isso no tempo que necessita. E, ainda, se o fizer, pode ser que as ofertas recebidas não estejam de acordo com o que realmente vale o bem. Isso porque, como vimos, em momentos de crise os imóveis tendem a perder valor, assim como a maioria dos ativos.

Necessidade de dinheiro à vista

É possível que você faça um bom negócio parcelado ou com financiamento. Porém, é importante lembrar que as melhores oportunidades no mercado imobiliário surgem mediante pagamento à vista. Logo, os imóveis sempre serão mais vantajosos para o investidor mais capitalizado.

Diversificação

A não ser que que tenha bastante dinheiro, quando compra um imóvel você acaba concentrando os seus recursos em um só ativo. Ao passo que, se investisse em outras modalidades, teria uma carteira mais diversificada, pois existem muitas aplicações que exigem baixos valores iniciais.

Risco de mercado

Por fim, como qualquer ativo, os imóveis também estão sujeitos ao risco de mercado.

Nesse sentido, é importante analisar como está a economia, pois o seu desempenho sempre será refletido no mercado imobiliário. Por isso, quem deseja adquirir um imóvel para investir, deve estar atento a indicadores como juros, inflação, taxa de desemprego e tudo o mais que poderá se refletir no poder aquisitivo das pessoas.


Você também pode gostar desses artigos

library_booksTodos os artigosVoltar para o topo