Investir em renda variável é sempre arriscado, mas existem estratégias para que o investidor se sinta mais seguro e para aumentar as chances de a aplicação ser bem-sucedida.
Uma dessas estratégias é a análise fundamentalista, que consiste em analisar o desempenho da empresa em relação ao mercado e, a partir disso, fazer uma escolha melhor.
Na análise fundamentalista, são estudados os FUNDAMENTOS da empresa. São analisados o que chamamos de indicadores, que são números que dizem respeito ao mercado macro e microeconômico da empresa.
Existe uma variedade de indicadores, mas não é necessário que o investidor observe todos, é possível escolher apenas alguns, tudo dependerá daquilo que o investidor quer analisar.
Através do site do Yubb, você consegue ter acesso a esses indicadores, de forma simples e rápida.
Para consultar a explicação do desempenho da empresa naquele trimestre, ou seja, porque ela apresentou bons ou maus resultados, é necessário entrar no site de RI (Relacionamento com o Investidor) e ler o relatório divulgado pela companhia.
Com a análise fundamentalista, também é possível que o investidor entenda mais sobre o setor em que a companhia atua, se ela está aproveitando as oportunidades e se a gestão cumpre com seu papel de trazer resultados.
Analisar os fundamentos da empresa, é um método utilizado por dois tipos de investidores: holders e value investors.
Os holders são aqueles que investem com foco no longo prazo e sua estratégia é lucrar tanto com a valorização da empresa, quanto com os dividendos distribuídos.
Já o value investor, investe em empresas que acredita estar abaixo do valor real e que por isso, deve apresentar valorização em um determinado espaço de tempo.
Esse investidor usa da análise fundamentalista para enxergar um real potencial de crescimento da empresa e por isso, percebe a diferença entre o valor da companhia e o preço da ação.
Por isso, a análise fundamentalista é tão indicada para ambos os tipos de investidores, porque ela estuda o valor de uma empresa e não apenas o preço de seus ativos na bolsa de valores.
Dois grandes investidores são adeptos à análise fundamentalista: Benjamin Graham e Warren Buffett. Eles utilizaram desse método para aumentar seu patrimônio e diminuir as chances de erros nos investimentos.
Indicadores da análise fundamentalista
Existem 5 subgrupos dentro dos indicadores e eles são: valuation, endividamento, eficiência, rentabilidade e crescimento.
Para começar a estudar sobre uma companhia, o investidor pode começar escolhendo um destes subgrupos e a partir disso, os indicadores que irá avaliar.
Valuation:
- P/L (preço atual / lucro por ação);
- VPA (valor líquido por ação);
- EV / EBITDA (valor da firma / EBITDA);
- P/ ATIVO (preço atual / ativos);
Endividamento:
- DÍV LÍQ. / PL (dívida líquida / patrimônio líquido);
- DÍV LÍQ. / EBITDA (dívida líquida / EBITDA);
- DÍV LÍQ. / EBIT (dívida líquida / EBIT);
- PL / ATIVOS (patrímônio líquido / ativos);
Eficiência:
- Margem Bruta (lucro bruto / receita líquida);
- Margem EBITDA (EBITDA / receita líquida);
- Margem EBIT (EBIT / receita líquida);
- Margem líquida (lucro líquido / receita líquida);
Rentabilidade:
- ROE;
- ROA;
- ROIC;
- Giro ativos;
Crescimento:
- CAGR RECEITAS 5 ANOS - taxa de crescimento anual composta, relacionada a receita;
- CAGR LUCROS 5 ANOS - taxa de crescimento anual composta, relaciona ao lucro;
Logo após, é necessário decidir se fará um comparativo entre os resultados ao longo de um período determinado ou se vai comparar dois indicadores, como lucro líquido x receita líquida.
Independente da escolha e do resultado, é interessante que o investidor use outras empresas do mesmo setor como referência.
Por exemplo: se a intenção é investir em uma companhia do segmento de saúde, selecione duas ou mais e compare os resultados, dessa forma, será possível ter uma panorama sobre os resultados da empresa e como ela está se colocando no mercado.
A análise fundamentalista é importante, pois não se atém somente ao preço de uma ação que é definido mercado, mas analisa o valor da companhia, que é determinado pelos resultados da empresa e pela sua tomada de decisões.