Lote padrão de ações: o que é e qual a diferença para lote fracionário?

Se você já investe no mercado acionário, certamente já ouviu falar sobre o lote padrão de ações. A expressão faz referência à quantidade de ações envolvidas em cada negociação.

Continue a leitura, e entenda como funciona o lote padrão de ações.

Para começar, o que significa lote padrão?

Antes de mais nada, é importante saber que o lote padrão não se aplica somente a ações, mas pode ser utilizado também para a negociação de outros ativos na bolsa. Alguns fundos de investimento, por exemplo, possuem lote padrão de cotas.

Ele representa a quantidade mínima de um determinado ativo que se pode negociar na bolsa de valores. No caso das ações, o lote padrão é de 100 títulos. Isso significa que, se uma ação custa 20 reais, o investidor precisará desembolsar 2 mil reais para poder adquirir o respectivo lote padrão.

Mas por que negociar ativos por lotes padrão?

A principal razão para a existência do lote padrão é agilizar as negociações. em vez de se preocupar com a quantidade de cada título a ser comprado, é muito mais prático e rápido dar o comando de compra ou venda por lotes, certo?

Por outro lado, a desvantagem de lotes padrão pode ser o alto custo de determinadas negociações, que contemplem ações mais caras. No entanto, se o investidor não tiver dinheiro para comprar o lote padrão de uma determinada ação, ele pode recorrer ao mercado fracionário. A seguir, veja como isso funciona.

Como funciona o mercado fracionário de ações?

O mercado fracionário é a opção ideal para quem tem poucos recursos e está começando a operar no mercado acionário.

Trata-se de um ambiente eletrônico da bolsa de valores no qual é possível comprar a quantidade desejada de ações sem precisar respeitar o lote padrão. No entanto, o volume de negociações nesse mercado é bem menor se comparado ao lote padrão. Por isso, ele costuma ter menor liquidez e um spread maior também (diferença entre os preços de compra e venda).

Mas mesmo com a diferença de preço, esse mercado é uma boa opção para o pequeno investidor, principalmente em relação à diversificação da carteira. Além disso, é uma porta de entrada, pois possibilita que o iniciante acumule a quantidade de ações necessárias para negociar posteriormente no mercado padrão.

Como fazer para comprar ações no mercado fracionário?

Isso é muito simples: basta adicionar a letra F depois do código da ação.

Por exemplo, se você deseja comprar ações fracionadas da Weg (WEGE3), é só colocar a letra F depois do número 3 na busca do home broker. O sistema já lhe mostrará o título escolhido, e você poderá comprar a quantidade que quiser.

O mercado fracionário é importante não só para viabilizar investimentos de valores menores. Nesse sentido, ele também pode ajudar o investidor que tem mais recursos, mas que ainda não se sente totalmente à vontade com o mercado acionário. Dessa forma, ele pode ir testando aos poucos, até adquirir segurança suficiente para comprar lotes padrão.

O que mais você gostaria de saber sobre investimentos em ações? Mande as suas perguntas ou sugestões aqui para o Yubb!

Você também pode gostar desses artigos

library_booksTodos os artigosVoltar para o topo