🚀 Participe do maior movimento de multiplicação de capital do mercado financeiro.

Quero conhecer!

Flipagem: o que é e como é feita?

A flipagem, assim como a arbitragem, permite ao investidor lucrar com a oscilação de preços de um determinado ativo. No entanto, essas duas técnicas são utilizadas em momentos distintos.

Quer saber mais sobre essa forma de lucrar no curtíssimo prazo? Então, continue acompanhando a leitura desse artigo!

O que é flipagem?

A palavra flipagem vem da expressão em inglês to flip, que significa algo que pode girar ou virar repentinamente. Essa estratégia ocorre quando o investidor adquire um ativo na véspera de sua oferta pública inicial (IPO) com o objetivo de vendê-lo já no primeiro dia de seu lançamento.

E por que isso acontece?

Normalmente, os IPOs são momentos muito esperados pelo mercado de capitais. Afinal, trata-se da estreia de uma companhia bolsa de valores, e ela só fará isso quando achar que os seus papéis terão boa procura por parte dos investidores. Por isso, dependendo da qualidade da empresa e, também, do otimismo do mercado, as ações podem atingir preços elevados nesse dia.

Prevendo isso, o flipper (quem pratica flipagem) fica atento ao preço desses papéis. Se achar que vale a pena, compra-os durante a fase de reserva para vendê-los no dia do lançamento.

Mas como saber se a flipagem vale a pena?

A flipagem é uma operação de alto risco, pois ninguém pode saber se as ações, de fato, irão se valorizar no primeiro pregão. Por isso, os flippers profissionais costumam analisar os seguintes aspectos:

Volume de negociação

Quanto maior for o volume da oferta pública, melhor será para o flipper. Normalmente, os grandes IPOs chamam a atenção de investidores institucionais, como bancos e fundos de investimento. Nesse sentido, um volume baixo de negociação pode não ser muito interessante para esses investidores.

Book de ofertas

O book de ofertas é o local onde se pode verificar as intenções de compra e venda dos ativos negociados na bolsa. Nele constam as movimentações dos preços, por isso é muito importante para quem deseja fazer flipagem.

No book de ofertas, se o volume de compras for maior do que o de vendas, isso indica tendência de valorização da ação. Essa é a situação ideal para o flipper.

Setor de atuação da companhia

Se a empresa pertencer a um setor de atuação aquecido e com boas perspectivas, haverá mais chances de que os seus papéis se valorizem no dia da estreia na bolsa.

Prazo de liquidação da oferta

Após a oferta inicial, o investidor tem alguns dias para efetuar o pagamento das ações eu adquiriu. Nesse caso, quanto maior for o prazo de liquidação, mais vantajosa pode ser a flipagem. Isso porque, se não ocorrer a valorização esperada, há mais tempo para o investidor se organizar no caso de prejuízo.

É legal fazer flipagem?

No Brasil ainda não existe legislação sobre o assunto. Porém, parte do mercado não vê a flipagem como algo saudável para os investimentos.

Isso porque, ao especular no curtíssimo prazo, o flipper interfere na formação do preço dos papéis, o que é prejudicial para o mercado. Inclusive, em alguns IPOs, existem cláusulas de Lock-up, que é um mecanismo utilizado para tentar inibir essa prática.

Ficou com alguma dúvida? Gostaria de conhecer outras estratégias de investimentos? Deixe aqui os seus comentários!

Você também pode gostar desses artigos

library_booksTodos os artigosVoltar para o topo