🚀 Participe do maior movimento de multiplicação de capital do mercado financeiro.

Quero conhecer!

Estocástico: o que é e como usar?

É isso mesmo, não só de buy and hold e análise fundamentalista vive o investidor. 

A análise técnica ou gráfica é uma forma de analisar um ativo através do comportamento do preço no mercado. Para fazer uma análise gráfica de qualidade é necessário estar atento aos indicadores que poderão identificar tendências e prever movimentos que direcionarão suas operações a lucros.

Um desses indicadores é o estocástico, mesmo que tenha um nome complicado se você compreender seu funcionamento pode aumentar seus lucros ao utilizá-lo. Fique conosco até o fim para entender o que você tem que saber sobre como usar o estocástico.

O que é estocástico?

Estocástico é um indicador oscilador, ou seja, ele oscila entre dois limites de máxima e de mínima para sinalizar uma tendência. No caso do estocástico, seu objetivo é identificar se um ativo está sobrecomprado ou sobrevendido no mercado. 

O estocástico é muito importante para averiguar mudanças de tendências principalmente por evidenciar bastante o estudo das movimentações de preços.

A palavra estocástico deriva do grego onde significava algo como buscar adivinhar, mas atualmente seu significado é mais voltado à busca de relação entre as máximas e mínimas de preços em um período.

O indicador estocástico foi desenvolvido na década de 1950 por um americano, o sr. George C. Lane. Segundo o próprio criador este indicador “segue a velocidade do momento do preço” , dessa forma permitiria prever as direções dos preços.

O uso do estocástico como forma de mapear sobrecompra e sobrevenda se dá por possuir uma escala limitada.

Como usar o estocástico?

Preste atenção pois quem não está acostumado com análise gráfica pode sentir um pouco de dificuldade. O estocástico é composto basicamente de duas linhas que se movimentam em conjunto:

  • A curva %K

Essa variável é fruto da divisão entre a diferença de preço de fechamento e a menor mínima do período observado pela diferença entre a maior máxima e menor mínima

Fórmula: (preço de fechamento – menor mínima)/(maior alta – menor mínima)*100

  • E a curva %D 

Essa é a média móvel simples da própria curva %K num período de 3 dias

Existem três versões do indicador, a rápida, a lenta e a completa, a mais utilizada na análise gráfica é a completa.

Como verificar as indicações para a compra e venda:

As indicações básicas de compra e venda se encontram na análise das curvas %K e %D no gráfico. Para analisar o indicador você deve comparar seu gráfico com o gráfico do preço do ativo.

Quando ocorre o cruzamento das linhas devemos avaliar:

  • Se a linha %K cruzar acima da linha %D, temos uma indicação de compra; em caso contrário é uma indicação de venda.
  • Outro ponto de observação é em relação a linha de 50 pontos no gráfico do oscilador, caso a linha %K cruze os 50 pontos para cima, isso indica um sinal de compra, em caso de cruzamento para baixo indicação de venda.

Por se tratar de um indicador que possui um período de tempo de análise, a melhor forma de utilizar o estocástico é definindo seu limite de tempo de observação que faz mais sentido para sua estratégia. Se você se confundir e utilizar o limite de tempo diferente do que prevê sua estratégia - curto, médio ou longo prazo - o indicador não fará sentido ocasionando perdas.

Curtiu nossa apresentação sobre o indicador estocástico? Como outros conteúdos de análise técnica é necessário um pouco mais de estudo para aplicar bem sua estratégia e diminuir as chances de prejuízos.

Para mais conteúdos de investimentos, não deixe de nos seguir nas redes sociais!

Você também pode gostar desses artigos

library_booksTodos os artigosVoltar para o topo