NASDAQ: tudo sobre essa bolsa americana

A NASDAQ é uma das bolsas de valores americanas, que é voltada, em sua maioria, para a listagem das maiores empresas de tecnologia dos Estados Unidos (eletrônicas, informática, biotecnologia e telecomunicações).

A NASDAQ possui sua sede na cidade de Nova York e é a segunda maior bolsa da mundo em valor de mercado, perdendo apenas para a de NY.

Vale ressaltar que não existe uma sede física, mas sim um sistema eletrônico pelo qual são feitas todas as negociações. Ou seja, aquelas famosas cenas do filme Lobo de Wall Street, em que dezenas de pessoas bem arrumadas, dentro de um escritório, fazendo ligações sem parar e ao mesmo tempo comprando e vendendo os ativos dos clientes, jamais existiu na história da NASDAQ. 

Ela pode ser considerada como uma bolsa com um maior risco de investimento, uma vez que, por listar como maioria as empresas de tecnologia, muitas companhias recém criadas, como startups, optam por serem negociadas na NASDAQ.

Por terem um tamanho financeiro menor, mais dívidas para se expandir e muitas dificuldades competitivas, há um risco maior para esses tipos de empresa.

Relevância da NASDAQ para economia mundial

Ela surgiu em 1971 e através dela foi possível que as maiores empresas de tecnologia do mundo financiassem seu crescimento por meio dos IPOS realizados.

Ela tem papel primordial para o avanço de empresas como Apple e Microsoft. Sim, se a NASDAQ não existisse, muito provavelmente não existiria Iphone e muito menos o Windows.

Como o dinheiro arrecadado nos IPOS é todo destinado ao caixa da empresa, elas conseguem desenvolver o processo de investimento em pesquisa, produção e desenvolvimento.

Portanto, a NASDAQ ajudou e muito o mundo todo a se revolucionar tecnologicamente, permitindo não só que as próprias companhias se desenvolvam, mas como investidores do mundo todo pudessem investir neste crescimento de forma acessível, afinal de contas para ser sócio de uma gigante como Apple, não bastam mais do que R$ 66,00 (preço real atualizado - outubro/2020).

Portanto, empresas que hoje em dia, geram empregos no mundo inteiro, produzem produtos que revolucionaram os hábitos da humanidade e prestam serviços nunca antes vistos, tiveram seu início e crescimento através da abertura de capital, gerando e movimentando riqueza no planeta todo. 

Dados importantes sobre a NASDAQ

É importante deixar claro todos os dados necessários para entender como funciona a NASDAQ, que são:

  • Possui uma capitalização total (soma do valor de mercado de todas as empresas listadas) de aproximadamente 10 trilhões de dólares;
  • Tem uma média de preço de listagem para a empresa de 30 a 80 mil dólares;
  • São 3.300 companhias listadas, aproximadamente;
  • Tem um horário de funcionamento de 9h30 até 16h, segundo o fuso horário ET (horário da costa leste dos Estados Unidos);
  • Possui uma negociação diária de 1,8 bilhões de dólares;
  • Algumas das principais empresas listadas: Apple, Microsoft, Amazon, Intel, Alphabet, Facebook, XP etc.

Portanto, é de fundamental importância para o investidor entender o que é e como funciona a segunda maior bolsa do mundo. Ela não só se apresenta como uma oportunidade de excelentes investimentos, como ela influencia a bolsa de valores brasileira em diversos momentos.

Uma forte oscilação nesta bolsa pode gerar um movimento semelhante no mercado acionário brasileiro, pois é um demonstrativo do que pode estar ocorrendo nos Estados Unidos tanto politicamente, quanto economicamente, o que gera repercussão aos investidores no mundo inteiro. 

Infelizmente não há como investir diretamente na NASDAQ no Brasil, mas é possível investir nas empresas listadas através dos BDRs, (que são recibos de ações estrangeiras negociadas na bolsa brasileira) nos quais estão como opção de investimento nas próprias corretoras, basta pesquisar o código do ativo em negociação.

Você também pode gostar desses artigos

library_booksTodos os artigosVoltar para o topo