Block trade: o que é e como funciona?

O pequeno investidor está bastante acostumado a negociar no mercado fracionário. Porém existem momentos em que é possível ver uma grande quantidade de ações sendo negociadas na bolsa de valores, ainda que não seja uma abertura de capital ou ações de blue chips que possuem alta liquidez.

Um desses momentos em que existe uma grande quantidade de operações sendo feitas com ações de uma mesma empresa é a quando ocorre uma operação de block trade.

Essas operações envolvem muitas ações e assim é bom que o investidor fique atento a como serão realizadas. Confira neste artigo tudo sobre block trade.

O que é block trade?

O block trade é uma grande oferta de venda de ações de um único ativo feitas de uma vez só. Quando falamos de “grande oferta” devemos lembrar de como são as relações de grandezas na bolsa de valores para entender a magnitude desse tipo de operação.

O nome block trade pode ser traduzido como ordem em bloco, pois a venda é feita de um “bloco”, um amontoado de ativos.

O que vai definir se uma operação é mesmo uma block trade é a quantidade de ativos ofertados pelo mesmo investidor, isso vai depender também do tamanho da bolsa de valores para compreender a relação de grandezas, uma ordem em bloco numa bolsa americana é muito maior que uma ordem em bloco brasileira.

Como funciona um block trade?

Para ser considerado um block trade na bolsa brasileira a ordem pode ser de dois tipos:

  • Oferta de ações de mais de 0,9% do free float - ações em circulação na bolsa de valores;
  • Operação que envolva mais de 3,5% da movimentação diária da ações nos últimos 20 dias;

Os block trade ocorrem geralmente sobre a forma de leilão, além de que os investidores que pensam em se desfazer de posições expressivas avisam ao mercado com antecedência para evitar situações desagradáveis e movimentos inesperados.

Isso tem o objetivo de minimizar os impactos que esse tipo de movimentação te sobre preços e volatilidade. 

Dependendo da quantidade de ações do block trade pode ser inclusive necessário o apoio de um agente intermediador para a operação.

Quem realiza block trade?

Poucos investidores individuais detém posições suficientes para fazer um block trade, talvez no Brasil Luiz Barsi poderia fazer uma operação com esse impacto, mas geralmente essas operações são feitas por acionistas majoritários, fundos ou outros investidores institucionais.

Ainda há  a possibilidade da própria empresa estar vendendo um lote grande de sua própria participação como forma de arrecadar capital sem uma nova emissão de ações.

Importância e cuidados com o block trade

As operações de block trade requerem bastante cuidado pois o montante negociado pode influenciar bastante o mercado caso não sejam feitas com os devidos protocolos.

Por isso é necessário o acompanhamento de uma instituição intermediadora em alguns casos, pois o excesso de liquidez do ativo pode inclusive ricochetear no investidor e causar uma desvalorização o fazendo perder dinheiro na negociação.

Por outro lado, essa pode ser uma chance de um investidor menor comprar uma boa quantidade de ações por um preço melhor devido a liquidez anormal. Fique atento para não perder oportunidades.

Conheça mais sobre ações e o mercado financeiro, no Yubb estamos sempre buscando te ajudar a investir melhor, confira nossas soluções gratuitas para seus investimentos.


Você também pode gostar desses artigos

library_booksTodos os artigosVoltar para o topo