🚀 Participe do maior movimento de multiplicação de capital do mercado financeiro.

Quero conhecer!

Lajida: entenda esse indicador

O LAJIDA é uma sigla que significa Lucro Antes dos Juros, Impostos, Depreciação e Amortização. No entanto, esse indicador é mais conhecido por sua versão em inglês que é o EBITDA (Earnings Before interest, Taxes, Depreciation and Amortization).

É um dos índices mais utilizados pelo mercado financeiro para analisar a eficiência produtiva de uma empresa e sua capacidade de geração de caixa operacional

Esse termo contábil é usado nos balanços financeiros das companhias de capital aberto. De forma resumida, o LAJIDA representa o potencial que a instituição tem para gerar recursos operacionais.

Como é feito o cálculo do LAJIDA/EBITDA?

Desde 2002, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) regulamentou uma fórmula para padronizar o cálculo do LAJIDA:

LAJIDA = Receita Líquida - (Custos de Mercadoria Vendida + Despesas Operacionais) + Depreciação + Amortização.

O grande diferencial desta conta são as duas últimas variáveis: depreciação e amortização. Por exemplo, a desvalorização dos maquinários de uma fábrica pelo seus usos. Esses valores não são despesas que exigem caixa, mas são muito importantes para o planejamento financeiro de uma empresa.

Uma máquina que tem duração de dois anos e custa R$ 1,2 mil, tem um valor de depreciação de R$ 50,00 por mês. Ou seja, no Lajida mensal, esse montante será acrescido no valor.

Se o cálculo não levar em conta essa informação, o lucro pode estar distorcido, uma vez que, ao final do segundo ano, o valor total da máquina será necessário para comprar uma nova. No primeiro ano, o lucro sem a depreciação teria uma vantagem sobre o do segundo.

Por que o LAJIDA é tão importante?

A maioria dos investidores procura empresas sólidas para investir seu capital. Para isso, ele precisa buscar parâmetros que medem a saúde financeira das instituições do mercado. É nesse momento que o LAJIDA pode ser uma boa referência.

Isso porque o cálculo leva em consideração o quanto a empresa pode gerar de lucro ou prejuízo executando suas atividades principais.

Outra forma de se analisar é pela margem LAJIDA ou margem EBITDA. Nessa fórmula, a metodologia envolve a divisão da receita pelo LAJIDA. A comparação é feita de forma percentual e também pode servir de referência para saber a proporção dos custos operacionais de um negócio.

Qual a diferença entre LAJIDA/EBITDA e LAJIR/EBIT?

Ao contrário do LAJIDA/EBITDA, o LAJIR/EBIT é um cálculo que não leva em consideração a depreciação e amortização dos recursos de uma empresa. A sigla significa Lucros Antes dos Juros e Imposto de Renda ou Earnings Before Interest and Taxes.

Esse outro indicador também diz respeito às operações de geração de caixa operacional. No entanto, ele pode ser considerado um parâmetro mais simples, uma vez que ele mostra o verdadeiro lucro que uma companhia possui de acordo com suas atividades principais.

Em ambos os casos, esses indicadores são muito utilizados em comparações fundamentalistas de ações. Eles podem ser observados isoladamente ou relacionados com outros parâmetros como EV/EBITDA, EV/EBIT, Dívida Líquida/EBIT, Preço/EBIT, Margem EBITDA, Margem EBIT.


Você também pode gostar desses artigos

library_booksTodos os artigosVoltar para o topo