🚀 Participe do maior movimento de multiplicação de capital do mercado financeiro.

Quero conhecer!

O que são ações fracionárias: vale a pena investir?

Ações fracionárias ou ações fracionadas são aqueles papéis negociados em lotes menores que 100 na bolsa de valores. São muito usados por pequenos investidores que não dispõem de grande capital para investir em grande quantidade.

Portanto, são ideais para quem está começando a operar no mercado financeiro e/ou quer diversificar a carteira.

Em contrapartida, as ações do mercado fracionário não têm grande saída quanto as do tradicional mercado à vista, que negocia lotes maiores de ações.

Por conta disso, a liquidez das fracionadas é menor e, consequentemente, existe um spread no valor de compra e venda e em relação aos lotes maiores.

Diferença de spread e liquidez entre Mercado à Vista e Mercado Fracionário

Geralmente, os títulos da bolsa de valores são negociados com a venda de lotes com quantidades mínimas de 100 ações. A maioria dos investidores efetuam esse tipo de compra e venda.

Chamado de mercado à vista, esse tipo de negociação é o mais comum e, por isso, tem maior liquidez na hora da venda. Além disso, o spread é menor – ou seja, a diferença nos valores de compra e venda é baixa.

Por outro lado, as ações negociadas de forma fracionada – em quantidades menores – não possuem tantos compradores quanto o mercado à vista. Como consequência, a sua liquidez é menor e o spread pode ser maior (diferença mais expressiva entre os valores de compra e venda).

Como as ações fracionárias são negociadas

Como já dissemos, as ações fracionárias são negociadas em quantidades menores que 100 e, na bolsa de valores, têm terminação “F”. Para encontrá-las, basta fazer uma busca com essa letra no home broker de investimentos.

No entanto, é preciso conhecer as taxas de corretagem que são cobradas para fazer esse tipo de operação. Algumas corretoras têm altas taxas e isso pode acabar minando qualquer chance de rentabilidade para seu ativo.

Quais as vantagens e desvantagens do mercado fracionário?

As grandes vantagens de investir em ações fracionárias são: acessibilidade, flexibilidade e diversificação. Isso porque não é necessário investir grandes quantias de dinheiro para comprar ações fracionadas, uma vez que elas são negociadas em lotes menores que os tradicionais.

Isso permite que o investidor possa diversificar sua carteira de investimentos. Ou seja, é ideal para quem conhece várias empresas com potencial de crescimento, mas que não possui dinheiro suficiente para aplicar grandes quantias.

Por conta disso, as ações fracionárias são recomendáveis para quem está começando a investir no mercado financeiro de renda variável. Esse tipo de investimento proporciona estratégias a médio e longo prazo para pequenos investidores que enxergam potencial de crescimento em alguns papéis.

No entanto, a diversificação tem seu preço. Geralmente, as corretoras cobram taxas conforme o número de operações feitas. Ou seja, nesse início no mercado financeiro, é importante estudar bastante antes de efetuar suas aplicações e retiradas – para que as taxas não consumam toda rentabilidade conquistada.

Por causa disso, as estratégias de longo prazo, como buy and hold, são ideais para pequenos investidores operarem as suas ações fracionárias.

Você também pode gostar desses artigos

library_booksTodos os artigosVoltar para o topo