Debênture

Investimento das empresas

Quer emprestar dinheiro para as empresas e, em troca, receber rendimentos? Saiba mais sobre a debênture, um título de crédito privado.

Compartilhar

O que é debênture?

Os investimentos de renda fixa são um empréstimo: o investidor empresta dinheiro e, no final do período, recebe os rendimentos.

No caso de uma LCI, por exemplo, você empresta dinheiro para o banco e, em troca, o banco te paga uma remuneração - os juros - por aquele empréstimo.

Uma debênture funciona exatamente da mesma forma, mas, ao invés de emprestar dinheiro para as instituições financeiras, você empresa para as empresas. Isso torna a debênture um título de crédito privado.

Ao emprestar esse dinheiro, a empresa vai usá-lo para o seu próprio crescimento e, no final do período acordado, o investidor recebe os rendimentos do investimento.

Uma debênture pode ser prefixada ou pós-fixada, assim como outros títulos de renda fixa. O vencimento desse investimento é, normalmente, de médio a longo prazo.

Emissão da debênture

As debêntures são emitidas por empresas - podem ser públicas ou privadas, mas sempre empresas.

No caso de CDBs, LCIs, LCAs e outros títulos de renda fixa, eles são emitidos por bancos. Uma debênture nunca pode ser emitida por uma instituição financeira ou uma instituição de crédito imobiliário, o que a diferencia dos outros produtos.

Segurança da debênture

As debêntures NÃO são garantidas pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC) e, por isso, é um título de renda fixa mais arriscado do que as outras opções.

Por serem mais arriscadas, costumam ter uma rentabilidade maior quando comparadas a títulos simples como CDBs, LCIs e LCAs.

Ao investir em uma debênture, sua única segurança é a solidez daquela empresa.

Tipos de debênture

Existem dois tipos: as debêntures incentivadas e as debêntures comuns.

No caso da incentivada, não há cobrança de imposto de renda. Isso acontece em debêntures que financiam projetos de infraestrutura (como estradas e aeroportos, por exemplo) - é uma forma de, como diz o nome, incentivar esses projetos.

No caso das debêntures comuns, há cobrança de imposto de renda de acordo com a tabela regressiva do IR para renda fixa.


Algumas opções de Investimentos em Debêntures

Valores para investimentos de R$ R$ 10.000,00 em até 121 meses. Simule outros valores e prazos aqui ou clicando em um investimento.