Trader: quem é esse profissional?

Existem diferentes estratégias para ganhar dinheiro no mercado financeiro. quem tem o objetivo de ganhar no curto prazo, precisa conhecer melhor o trader.

Neste artigo, saiba quem é e o que faz esse profissional, e descubra o que é necessário para se tornar um trader. Confira!

Quem é o trader?

O trader é um profissional que opera no mercado financeiro realizando operações de curtíssimo prazo na bolsa de valores. 

Os ganhos desse profissional dependerão da estratégia adotada. Nesse sentido, ele tanto pode vender um ativo por um preço maior do que adquiriu, quanto apostar na queda do preço das ações, por exemplo.

É por meio das operações long and short que se aposta na desvalorização de um ativo. Saiba mais sobre essa estratégia neste artigo.

Independentemente da estratégia utilizada, para atingir os seus objetivos de lucro, o trader apostará na volatilidade, ou seja, nas oscilações do mercado financeiro.

Diferença entre o trader e os outros investidores

Sem dúvida, o objetivo de todo investidor é rentabilizar o patrimônio. Porém, o que define o trader é a relação que ele tem com os lucros dos investimentos.

Diferentemente de investidores que priorizam a valorização dos ativos no longo prazo (buy and hold), o trader só ficará com determinado investimento até ele atingir o preço que ele julgue adequado para venda. Em outras palavras, o trader não está preocupado em manter um ativo na carteira por causa do seu potencial de valorização. Desde o início, o seu objetivo é a venda do ativo. Ele só irá esperar o momento mais adequado para fazê-lo, e isso pode demorar meses, semanas, dias ou, até mesmo, algumas horas, como veremos a seguir.

Tipos de trader

Em relação ao prazo das operações, os traders podem ser:

Scalper: são as operações de menor prazo, que podem durar somente alguns segundos.

Day trader: um ativo é comprado e vendido no mesmo dia.

Swing trader: operações que duram cerca de uma semana.

Position trader: Nesse caso, as transações duram, no mínimo, um mês.

E o que é preciso para ser um trader?

Engana-se quem pensa que o trader ganha dinheiro fácil. É o que aponta uma pesquisa realizada pela revista da Sociedade Brasileira de Finanças em setembro de 2020.

O estudo levou em consideração o day trade de ações realizado por quase 100 mil investidores entre 2013 e 2018. Segundo a pesquisa, mais de 99% das pessoas desistiram do day trade antes de completarem 300 dias de operações. Além disso, somente 127 indivíduos lucraram mais de R$ 100 por mais de 300 pregões.

Uma das principais dificuldades encontradas pelos traders é a tecnologia. Isso porque as grandes instituições financeiras possuem acesso a plataformas mais modernas e ágeis, o que é fundamental para ganhar dinheiro no day trade.

Além disso, muitas pessoas que resolvem ser trader não possuem o conhecimento técnico necessário para operar no mercado financeiro. Esse é outro erro gravíssimo, pois a falta de informação e entendimento sobre finanças pode levar a perdas financeiras enormes.

Por fim, controle emocional também é fundamental para quem deseja enfrentar as oscilações do mercado. Logo, se você pensa em ser trader, deve ter sangue frio para não se desesperar com a primeira queda brusca da bolsa.

E então? Acha que o trader é para você? Mande suas dúvidas ou comentários!


Você também pode gostar desses artigos

library_booksTodos os artigosVoltar para o topo