À prova de fogo

Momento decisivo para criptomoedas

evento online e gratuito 4 a 7 de Julho às 19h

Inscreva-se

Shenzhen Component: o que é e como funciona esse índice?

Os mercados asiáticos vêm se consolidando como potência econômica a diversos anos e por isso acabam chamando a atenção de diversos investidores interessados em bons rendimentos associados ao crescimento de países como a China.

Porém, investir nomercado chinês apesar das empresas atraentes pode ser uma missão um pouco complicada tendo em vista que as informações disponíveis são muitas vezes insuficientes.

Uma forma de conhecer o comportamento de empresas é através da observação de índices de ações. Um dos principais índices de ações asiáticos é o Shenzhen Component, e é sobre ele que falaremos neste artigo, confira.

Índices de Ações

Os índices de ações são carteiras teóricas de investimentos elaboradas com o objetivo de acompanhar o desempenho de um mercado ou de um setor específico dentro de um mercado. Os índices são utilizados como benchmarking, ou seja, as pessoas utilizam o desempenho do índice para avaliar a economia ou ainda avaliar sua performance individual.

SZI - Shenzhen Component

O Shenzhen Component Index é um índice de ações de uma das três principais bolsas da China, a bolsa de Shenzhen que fica na Província de Guangdong. Apesar de ser considerada uma bolsa “recente” a bolsa de Shenzhen é a terceira maior da China e sendo assim possui empresas muito importantes listadas. 

A bolsa de Shenzhen foi fundada em 1990, logo após a revolução comunista e quando foi possível a abertura do mercado financeiro.

O valor de mercado da bolsa de Shenzhen é de mais de US$ 2 trilhões de dólares.

O SZI possui mais de 500 empresas em sua carteira teórica e possui ainda vários índices correlacionados com o principal, variando em quantidade de empresas, setores principais e objetivo do índice, tais como:

  • SZSE 300 Index - top 300 companhias
  • SZSE 100 Index - top 100 empresas - as blue chips da bolsa SZSE
  • SZSE 200 Index - lista de 200 empresas mais importantes após as 100 primeiras blue chips.
  • SZSE 1000 Index - top 1000 empresas
  • SZSE 700 Index - após as 300 primeiras empresas as maiores entre a 300ª posição e a 1000ª posição
  • SZSE Composite Index - índice de todas empresas negociadas na SZSE

É importante não confundir o SZI ou SZSE Component com o SZSE composite que diz respeito a todas as empresas listadas na bolsa de Shenzhen. Apesar de o SZi possuir um grande número de empresas em sua listagem, como já dito, a SZSE possui mais de 1700 empresas sendo negociadas.

A bolsa de Shenzhen é conhecida por sua preocupação com o famoso ESG, pois desde 2007 já fomentava os principais gestores das empresas que são negociadas lá a buscar seguir essas práticas.

A maior parte das empresas listadas na bolsa e no índice são do ramo industrial, seguidos dos ramos de tecnologia da informação, varejo, imobiliário e construção.

O índice que existe desde 1994 é revisado duas vezes ao ano, uma em maio e outra em novembro a partir dos dados existentes entre esses períodos.

A gestão do índices SZI é feita pela Shenzhen Securities Information Company Limited de forma delegada e autorizada pela Shenzhen Stock Exchange.

O mercado Chinês é muito atraente, você já pensou em investir na China? Se ainda está inseguro, busque conhecer o mercado antes de aportar, aqui no Yubb temos muitos artigos e conteúdos sobre o mercado chinês. Aprenda com a gente!


Você também pode gostar desses artigos

library_booksTodos os artigosVoltar para o topo