O que é BlackRock?

Muitos ainda pensam que o mercado financeiro é composto apenas pelas grandes empresas da Wall Street ou da Faria Lima, hoje o mercado está contando cada vez mais com pessoas físicas o que torna ainda mais importante conhecer as gigantes do mercado financeiro, empresas que administram milhões de patrimônio e são muito importantes para a economia.

A BlackRock é uma dessas gigantes e você pode até mesmo já investir com a ajuda dessa empresa sem ao menos se dar conta disso. Acha que não? Você investe em ETFs?  Conhece o IVVB11? ou o BOVA11? Pois é, esses são alguns produtos da BlackRock no Brasil. 

Conheça mais sobre a gigante BlackRock!

  • O que é a BlackRock?
  • Atuação no Brasil

O que é a BlackRock?

BlackRock é a maior empresa de gestão de ativos do mundo. 

Fundada nos Estados Unidos em 1988 possui sede em Nova York. Hoje a empresa administra um patrimônio maior que US$ 7 Trilhões de dólares.

A empresa possui capital aberto na bolsa de Nova York - a segunda maior do mundo e um valor de mercado superior a US$ 90 bilhões de dólares. 

A BlackRock hoje atua em mais de cem países de forma global. São mais de 70 escritórios sendo a maioria deles na América onde concentra cerca de 62% dos recursos administrados, seguida de europa e ásia.

Apesar de não ser considerada um monopólio possui participação expressiva nas operações financeiras de grande parte das maiores empresas do mundo, mais especificamente nos Estados Unidos sua atuação chega a abranger ainda governos e associações.

No mercado de ETFs por exemplo seu market share chega a ser de aproximadamente 40% na análise mundial.

Atualmente possui frentes de trabalho em três focos distintos: Investimentos, Consultoria e Tecnologia e Gerenciamento de Riscos.

Investimentos

A Blackrock é referência em seus fundos de investimentos, sejam de gestão ativa ou passiva possui grande fama devido aos retornos proporcionados por seus fundos que são gerenciados pelos gestores de renome.

Consultoria

As consultorias prestadas pela Blackrock tem foco em análises e perspectivas de investimentos, fornecimento de conhecimento para ajudar na tomada de decisão acerca do mercado financeiro, construção do portfólio de investimentos de forma geral, buscando melhorar experiência de negociação no mercado, principalmente através dos ETFs.

Tecnologia e Gerenciamento de Riscos

Plataforma de gerenciamento de risco e de portfólio como forma de melhorar a qualidade das negociações e tomada de decisão nas operações, uso de inteligência artificial como forma de melhorar resultados.

Atuação no Brasil

No Brasil a empresa investe desde 2008 possuindo grande participação no mercado. Seu reconhecimento internacional na negociação de ETFs é perceptível na bolsa brasileira sendo os principais ETFs do mercado geridos pela BlackRock: IVVB11, BOVA11 e SMAL11.

Os fundos de índices - ETFS são bastantes procurados no Brasil por quem quer investir de forma diversificada mas ainda não possui muito conhecimento de mercado - o que em si já reflete grande parte dos novos investidores - ao investir num ETF você se expõe de forma diversificada e por valores baixos.

A taxa de administração do fundo que é o valor pago a BlackRock varia entre 0,23 (IVVB11) e 0,50 (SMAL11). Essa capacidade de boa gestão e negociação de ETFs se tornou uma das vantagens da empresa não só aqui, mas em todo mundo.

Não é atoa que a BlackRock é uma empresa tão importante para o mercado financeiro tendo em vista a quantidade de serviços e produtos prestados e o tamanho do seu market share que cresce cada vez mais junto aos seus resultados.

Gostou de conhecer a BlackRock? Mais conteúdos de investimentos na nossa seção de artigos! Saiba tudo sobre mercado com a gente!

Você também pode gostar desses artigos

library_booksTodos os artigosVoltar para o topo