O que é Tape Reading e como usar essa estratégia?

Talvez você ainda não tenha ouvido falar no termo, mas o tape reading é uma metodologia antiga, mas que ainda é aplicada quando a ideia é especular no curtíssimo prazo na bolsa.

A seguir, entenda o que é e como funciona essa técnica!

O que é tape reading?

Literalmente, tape reading significa “leitura da fita”. O termo faz referência à época em que as ordens de compra e venda de ações eram transmitidas por meio de uma fita. Mais precisamente, entre 1860 e 1870.

Isso significa que, para analisar as operações do dia a dia da época, os tape readers precisavam ler manualmente cada uma das fitas que continham esses registros. Isso demandava muito trabalho e atenção.

Com o advento do pregão eletrônico, essa técnica deixou de funcionar da forma original. Porém os seus fundamentos continuam a ser utilizados por especuladores e investidores de curto prazo. Veja a seguir como isso funciona.

Como funciona o Tape Reading?

Essa técnica possui três ferramentas fundamentais:

Book de ofertas

O book de ofertas funciona como uma central de anúncios da bolsa. Nesse sentido, ele mostra as intenções de compra e venda de ações dos investidores em um determinado momento.

Ao analisar o book de ofertas, o trader consegue enxergar os movimentos que os investidores fazem no mercado. Com isso, é possível perceber possíveis concentrações de ordens em determinados horários.

Histórico de negócios

Por meio do histórico de negócios, é possível identificar em tempo real tas as operações que foram fechadas em um determinado período. Esse histórico contém dados como data e hora das operações, valor e tamanho dos lotes negociados e instituição que enviou a ordem.

Ao analisar o tamanho das ordens, o trader consegue identificar as entradas mais agressivas de recursos. Dessa forma, ele consegue ver como esses recursos estão posicionados nos ativos.

Volume at price

Também chamado de volume de profile, o volume at price (ou “volume por preço”) demonstra quanto de um ativo foi negociado a um determinado volume de preços. Ao analisar isso, o investidor consegue identificar pontos de suporte e resistência de um ativo. Isso serve para definir o melhor momento de entrada e de saída de um investimento.

Vantagens

Uma das vantagens do tape reading é a possibilidade de acompanhar como os principais players do mercado estão se movimentando. Ao fazer isso, o trader pode repetir o movimento de um grande investidor, como uma instituição financeira, por exemplo, que opera com altíssimos valores.

A técnica também permite identificar stops (momento para a ordem de saída) mais curtos do que em outras metodologias. O stop serve para proteger o investidor, pois limita a perda da operação.

Desvantagens

No tape reading, o trader precisa operar com várias janelas abertas ao mesmo tempo no computador. Essa é justamente uma das desvantagens da técnica, pois precisa de muito tempo de estudo para saber o que todas as telas das operações significam. Para isso, é fundamental ter um computador potente e uma internet veloz e de qualidade.

Há também o risco de que, em algum momento, a bolsa brasileira passe a adotar a política da “tela cega”, a exemplo de outros mercados. Isso significa não poder mais ver as movimentações dos players do mercado. Até o momento, não há indícios de que isso possa acontecer, mas é uma possibilidade para a qual o investidor deve estar atento.

Deu para entender o que é tape reading? Mande suas perguntas, ou deixe seus comentários!


Você também pode gostar desses artigos

library_booksTodos os artigosVoltar para o topo