O que é operar vendido na bolsa?

A bolsa de valores é um “mundo” de oportunidades para quem pretende rentabilizar seu dinheiro. São várias as formas de ganhar dinheiro no mercado financeiro, porém não acredite que esse lucro ocorre de maneira fácil.

Para que você também consiga ampliar seus retornos na bolsa de valores com segurança você precisa compreender os conceitos que estão na boca dos principais investidores.

Conhecer todas as estratégias faz a real diferença entre um investidor com bons resultados e uma pessoa frustada que acha que tudo é sorte.

Para que você esteja no grupo dos ganhadores o Yubb vai te explicar o que significa a operação vendida, uma forma de ganhar dinheiro com as quedas do mercado.

  • O que é operar vendido?
  • Como operar vendido?
  • Quais os principais riscos de operar vendido?

O que é operar vendido?

falseEsse é um tipo de operação não tão comum quanto operar comprado na bolsa porém pode te ajudar a ganhar dinheiro mesmo com o mercado em queda.

Operar vendido é quando você acredita que o preço do ativo vá cair ou seja se desvalorizar por algum motivo - por especulação ou fundamento, dessa forma você realiza a venda desse ativo sem sequer o ter em carteira com o lucro por ele estar com preço menor na hora da venda. Ué, mas como isso é possível?

A gente te explica meu caro investidor, tenha calma.

Talvez você já até tenha ouvido alguém falando desse tipo de operação por outros nomes: “estou em short em tal ação” ou também “realizando um venda descoberta”. Esses mesmos termos abrangem as operações vendidas.

A venda a descoberto funciona assim: você vende um ativo por um preço menor que o que se encontra atualmente esperando que o preço do ativo caia e assim você compre ele mais barato para concretizar a venda.

Um pouco complicado né? Por isso é importante se atentar aos riscos dessa operação, vamos falar disso daqui a pouco.

Como operar vendido?

Operar vendido requer certa especulação pois não há certeza da queda do preço nem de quando isso irá ocorrer porém é possível através da análise gráficaou fundamentalista ter noção do desempenho da ação.

Existem duas principais formas de operar vendido com ações:

  • Venda descoberta no day trade
  • Venda descoberta em dias diferentes

Na venda descoberta no day trade o operador pode até possuir os ativos já em carteira o que facilitaria a operação já que não seria necessário alugar ações para fazer a operação. Ele vende o ativo por um preço maior no início do dia e o compra por um preço menor no fim do dia, fechando a operação com o lucro entre a diferença dos dois preços.

Para realizar a operação vendida com ações em dias diferentes, o investidoraluga as ações e a vende por um preço. No momento em que as ações baixarem o preço o investidor compra as ações por esse preço menor que o que ele vendeu e encerra o aluguel. O lucro da operação está na diferença entre o valor vendido e o comprado adicionado do pago em aluguel (e taxas).

Há ainda uma forma de operar vendido com derivativos, mas que não será tratada neste artigo.

Quais os principais riscos de operar vendido?

Operar vendido como é uma operação com grau de especulação possui muitos riscos. 

Caso não consiga finalizar a operação o investidor pode ter grandes prejuízos. Para minimizar as chances de prejuízo são necessários controle de risco e bastante estudo.

Entendeu como funcionam as operações vendidas? Essa é uma forma diferente de ganhar dinheiro na bolsa mas requer bastante cuidado! Não deixe de estudar bem sobre investimentos antes de realizar qualquer operação. 

Conte com nossos conteúdos para te ajudar!


Você também pode gostar desses artigos

library_booksTodos os artigosVoltar para o topo