Como funciona a estratégia de Position Trade?

A bolsa de valores é um lugar democrático: há espaço para todo mundo investir e ganhar dinheiro mesmo que começando com pouco.

São várias estratégias que permitem que o investidor consiga realizar bons lucros, sendo o estudo essencial para definir sua forma de operar.

Quem busca lucros mas não tem tempo de acompanhar e operar no mercado diariamente pode encontrar nessa modalidade a chance de fazer bons investimentos. 

O position trade é muito utilizado para ganhar dinheiro com o passar do tempo, conheça essa modalidade:

  • O que é position trade?
  • Como operar position trade?
  • Principais vantagens e desvantagens do position trade

O que é position trade?

Position trade é uma das principais modalidades ou estratégias de investimento de médio/longo prazo. 

No position trade o investidor estuda uma ação de uma empresa e faz uma projeção de valorização, seu objetivo é ganhar dinheiro com o encerramento da posição após o decorrer do tempo com o valor próximo a projeção esperada. 

Calma, no próximo tópico vamos traduzir isso ensinando como operar position trade.

Apesar de ser bastante confundida com o buy and hold são estratégias com racional diferente, preste atenção para não confundir mais: 

No buy and hold o objetivo de investidor é fazer parte dos lucros da empresa ao longo de muito tempo, saindo da posição basicamente apenas com a perda de fundamentos.

Já no position trade quando o investidor pretende ganhar com a valorização no tempo, esse período pode ser mais longo ou mais curto, todavia, já prevê um momento para venda do ativo, o objetivo é o aumento do patrimônio e não requer foco em renda passiva.

Como operar position trade?

O position trade é uma operação que trabalha com o preço de mercado das ações de uma empresa de forma que envolve especulação quanto ao futuro do ticker

Ainda que se trate de uma especulação para operar position trade é necessária uma análise do ativo, seja essa análise gráficaou fundamentalista.

Após realizada a análise o investidor verifica uma possibilidade de valorização do ativo no tempo. Esse tempo não é curto prazo, estamos falando de meses, e algumas vezes até anos para o investidor paciente.

O investidor compra o ativo que se encontra num preço x e espera vender esse ativo com lucro no futuro, geralmente essa valorização esperada no position trade é expressiva.

Para realizar bem um position trade o investidor deve estar atento aos riscos e saber gerenciar bem seus ativos. 

Apesar de não ser necessário um acompanhamento contínuo do mercado é ideal não esquecer de vez o ativo pois pode ocorrer alguma perda de fundamento que inviabilize a operação e obrigue uma saída antecipada.

Principais vantagens e desvantagens do position trade

As principais vantagens do position trade são:

Valorizações expressivas

Por se tratarem de operações em que o ativo se encontra por mais tempo com o investidor existem possibilidade de grandes valorizações que dificilmente não ocorrem no curto prazo.

Controle do risco

Ao contrário do que ocorre no day trade em que a operação é rápida e os movimentos de mercado também, no position trade existe uma possibilidade de controle de risco maior já que por se objetivar carregar a posição por mais tempo você pode se expor a variações que serão corrigidas pelo mercado no tempo e sua tese sofre menos com a volatilidade do curto prazo.

Ganhar dinheiro sem ficar muito tempo operando

Mais uma vantagem relacionada ao prazo, o position trade não exige uma dedicação tão forte como em outras modalidades. Dessa forma você pode operar ainda que tenha pouco tempo disponível e com mais tranquilidade.

Junção de várias técnicas de análise

No position trade é bastante comum que as teses de investimento combinem análises técnicas e fundamentalistas, o que pode garantir melhores performances para o investidor.

A grande desvantagem do position trade: alta influência do cenário

Apesar de parecer tudo de bom o position trade possui um risco muito alto que é sua tese não se comprovar. 

Isso é ainda mais arriscado pois como se trata de um período maior de tempo, o ativo estará exposto ao cenário micro e macro econômicos por mais tempo, de forma que um evento pequeno ou cisne negro pode afetar de forma drástica sua aplicação e causar perdas expressivas.

Avaliar a melhor modalidade para investir é algo bastante pessoal e esperamos que conhecendo o position trade você tenha aberto mais opções para sua decisão!

Investir é muito importante para garantir nosso futuro, se quiser mais conteúdos que te ajudem nessa caminhada acesse nosso site e nos acompanhe nas redes sociais, conte com o Yubb!

Você também pode gostar desses artigos

library_booksTodos os artigosVoltar para o topo