Altcoin: o que é e como encontrar?

Se você já investe em criptomoedas, ou se ao menos acompanha o assunto, já deve saber que o mundo dos criptoativos não se resume a bitcoin, certo? Existe uma outra categoria de moedas digitais, conhecida como altcoin, que também traz grande potencial de rentabilidade.

A seguir, entenda o que é altcoin, e saiba como encontrar essa categoria de criptomoedas. Confira!

Como o próprio nome sugere, altcoin é uma alternativa ao bitcoin para quem deseja investir em criptoativos. Nesse sentido, elas são bifurcações da pioneira bitcoin, mas seus códigos são completamente diferentes. Ou seja, as altcoins têm o potencial de explorar novas possibilidades.

A primeira altcoin foi a Namecoin, lançada em 2011. Desde então, surgiram milhares de outras criptomoedas e, atualmente, mais de oito mil são comercializadas ao redor do mundo.

Quais são as características das altcoins?

Não dá para falar em características que definam as altcoins, pois elas são todas diferentes entre si. O termo foi criado justamente para mostrar que elas são alternativas ao bitcoin para a diversificação da carteira de criptomoedas.

Enquanto algumas altcoins surgiram para melhorar funções que o bitcoin já oferece, outras têm o objetivo de não ser somente uma moeda de troca. Nesse sentido, trazem funcionalidades inovadoras, como o NFT, por exemplo.

Clique aqui e saiba mais sobre o NFT.

Mas uma coisa é certa: tanto o bitcoin quanto as altcoins vieram para revolucionar as transações financeiras no sentido de promover a descentralização das moedas. Nesse sentido, alguns dos protocolos trabalhados pelas altcoins no sentido de melhoria tem a ver com a velocidade dessas transações, já que, em tese, oferecem a mesma segurança do bitcoin.

Como encontrar altcoin?

Diferentemente das moedas tradicionais, que são criadas, registradas e validadas pelos governos, as moedas digitais são encontradas por meio da mineração. Nesse sentido, o processo mais conhecido é o do bitcoin, porém desde 2013 não é mais possível fazer isso sem um computador especial para isso.

Saiba mais sobre mineração de bitcoin neste artigo.

Com as altcoins, isso não é diferente. Ou seja, cada uma delas também precisa de um processo de mineração para ser encontrada. Porém, diferentemente do bitcoin, algumas ainda permitem que a mineração seja feita de forma mais simples pelos usuários. É o caso da ZCash (ZEC), Ravencoin (RVN) e Dogecoin (DOGE), por exemplo. Trata-se de altcoins ainda menos conhecidas, mas que já apresentam elevado volume diário de transações.

Por fim, como fazer para comprar altcoins?

Da mesma forma que o bitcoin, as altcoins estão disponíveis nas corretoras de criptomoedas. No entanto, se você está pensando em comprar essas moedas digitais, precisa antes conhecer bem a corretora, para saber sobre a sua idoneidade e quais as taxas cobradas por essas transações.

No link abaixo, o Bernardo fala sobre as corretoras que ele costuma utilizar para comprar as suas criptomoedas. No final do artigo tem um link com vídeo, no qual ele mostra inclusive uma tabela com todos os custos dessas corretoras. Clique e confira!

Você também pode gostar desses artigos

library_booksTodos os artigosVoltar para o topo