O que você precisa saber sobre LTN (Letra do Tesouro Nacional)

Tem quem diga que a renda fixa já morreu, mas não é bem assim. 

As aplicações de renda fixa são buscadas por pessoas que têm perfil mais conservador, mas que não querem perder dinheiro guardado “embaixo do colchão”.

Uma das alternativas para quem tem esse perfil é o investimento em títulos públicos que garantem segurança e facilidade na hora de investir.

Hoje você vai aprender tudo o que precisa saber sobre LTN - Letra do Tesouro Nacional ou também conhecido como Tesouro Prefixado. Vem com a gente!

Neste artigo:

  • O que é LTN?
  • Vantagens e desvantagens
  • Tributação
  • Tipos de LTN
  • Como investir em LTN?

O que é LTN - Letras do Tesouro Nacional?

Letras do Tesouro Nacional ou LTN são títulos públicos emitidos pelo Tesouro. Atualmente, são mais conhecidos como Tesouro Prefixado após mudança da nomenclatura principal.

As LTN são aplicações de renda fixa, ou seja, investimentos em que a rentabilidade é conhecida pelo investidor antes da aplicação. 

Esse tipo de investimento é indicado para quem busca segurança e previsibilidade. 

Se você possui uma data específica para um objetivo de curto/médio prazo e quer um investimento conservador, essa pode ser uma boa opção.

Muitas pessoas buscam esse investimento em momentos de crise ou incertezas de mercado em que as taxas de rendimento podem estar abaixo das oferecidas pela LTN.

O cálculo do rendimento das LTN se dá por meio de deságio. Ou seja, você compra a unidade do título que equivale a R$ 1 mil reais, pelo menor valor disponível, a taxa de juros que incide é o que rentabilizará para alcançar o valor da unidade do título.

Parece difícil mas é simples, essa é só a forma que garante que o valor que você vai receber já é certo desde o momento da aplicação - se você resgatar no prazo de vencimento.

Vantagens e desvantagens

Ainda que não estejam cobertos pela proteção do FGC - Fundo Garantidor de Créditos, por serem títulos emitidos pelo Governo Federal o risco de crédito é bastante baixo, já que em teoria para honrar com sua dívida basta o governo imprimir dinheiro.

Também se torna uma boa opção de investimento quando a taxa de juros se encontra muito baixa e atrelar um investimento em renda fixa a ela poderia significar pouco rendimento ou perda de poder de compra. 

Uma grande desvantagem está na liquidez, pois apesar de você poder resgatar o título antes do prazo final, você acaba perdendo rentabilidade com isso podendo até pagar mais impostos dependendo de quando ocorre esse resgate.

Também pode ocorrer de você investir no título prefixado com a taxa de juros - SELIC baixa e antes do fim do prazo do título prefixado a SELIC subir compensando mais o investimento em um título atrelado à taxa de juros, essa seria uma desvantagem porém que não há como prever. 

Uma vantagem prática seria o planejamento já que como o investidor já sabe exatamente quando irá resgatar e quanto irá receber pode fazer planos para o investimento de forma bastante precisa.

Tributação

A tributação que incide sobre as LTN - Tesouro Prefixado é o imposto de renda e ocorre de forma regressiva ou seja, o valor tributado diminui a medida em que o tempo aplicado aumenta:

  • 22,5% de IR - até 180 dias;
  • 20% de IR - de 181 a 360 dias;
  • 17.5% de IR - de 361 a 720 dias;
  • 15% de IR - acima de 720 dias

Tipos de LTN

De forma geral, podemos dividir as LTN em dois grupos: as que não pagam juros semestrais e as que pagam.

As que não pagam juros semestrais geralmente possuem rentabilidade menor e prazo para resgate também mais curto.

Já as que pagam juros semestrais possuem prazos longos para resgate e rentabilidade maior, tendo em vista que o dinheiro ficará aplicado por mais tempo. Esses pagam juros semestralmente ao investidor.

Como Investir em LTN?

Para investir em LTN - Tesouro Prefixado você deve ter conta aberta em uma instituição financeira e avaliar qual o prazo de resgate e qual a rentabilidade oferecida para ter certeza de que esse é o investimento ideal para seu momento. 

Para isso, você pode usar o buscador de investimentos em renda fixa do Yubb que já separa para você os melhores investimentos de forma que você não sofra pesquisando demais para escolher!

Se quiser mais conteúdos acompanhe a gente aqui e nas redes sociais, e caso ainda não tenha decidido se a LTN é o investimento que você procura, use nosso buscador, compare e seja feliz!

Você também pode gostar desses artigos

library_booksTodos os artigosVoltar para o topo