Valor venal: como funciona esse indicador imobiliário?

O mercado imobiliário é um queridinho do brasileiro. A compra da casa própria, da sua loja, ou até mesmo de quem utiliza a especulação imobiliária como forma de negócio são opções sempre vistas com bons olhos pela população em geral. Todavia nem todo mundo sabe como avaliar um imóvel.

Para isso existem indicadores que podem auxiliar quem deseja comprar ou investir em imóveis, sendo um desses indicadores o valor venal que é uma estimativa de valor realizada pelo poder público. Neste artigo vamos explicar sobre valor venal e como esse indicador é importante para investimentos no setor imobiliário.

O que é valor venal?

O valor venal é um valor que é atribuído a um imóvel pelo Estado através de parâmetros próprios, geralmente que variam conforme a região. O valor venal é muito utilizado para o cálculo de impostos ou ainda para procedimentos administrativos.

Geralmente o valor venal não está no mesmo patamar do valor de mercado do imóvel pois ignora a especulação imobiliária existente na região dentre outros fatores. O que não significa que não se deva estar atento a esse dado.

Como é calculado o valor venal?

A fórmula para o cálculo do valor venal leva em consideração as seguintes variáveis:

  • área de construção do imóvel (A)
  • valor do metro quadrado na região (V)
  • idade (tempo decorrido desde a liberação do “habite-se” ou ocupação do imóvel (I)
  • posição do imóvel dentro da região (P)
  • tipologia da residência - em que são observadas características do imóvel em relação a construção e melhorias (T)

A fórmula de cálculo fica a seguinte: 

Valor Venal =  A x V x I x P x T

Os valores atribuídos às variáveis serão definidos pelo Estado dependendo da região de localização do imóvel. Caso você deseje consultar o valor venal de um imóvel o ideal é procurar a administração pública da região munido com a matrícula do imóvel.

Importância do valor venal

O valor venal de um imóvel é muito importante pois através dele que são cobrados impostos como o ITBI -  Impostos de Transmissão de Bens Imóveis e IPTU - Imposto Predial e Territorial Urbano, também, é a partir dele que são cobrados também emolumentos judiciais e administrativos.

Para o investidor, o valor venal é um importante indicador para o valuation da propriedade. É uma forma de o investidor comparar o preço pedido pelo vendedor de um imóvel e o preço que seria o justo a ser pago por ele. Pode inclusive ajudar a identificar se o patrimônio de uma empresa ou fundo está sendo avaliado corretamente. Em ambas situações o ideal é comparar o valor venal com o valor que está sendo atribuído e verificar se a disparidade entre ambos pode ou não ser justificada.

No valor de mercado são atribuídos fatores subjetivos a análise do valor venal tais como potencial comercial da região e especulação por parte de grandes atores.

Compreendeu a importância desse indicador e como ele funciona? Ao negociar no mercado imobiliário é bom entender bem o valor venal de propriedades.

Acompanhe o Yubb e fique por dentro de outros conteúdos de investimentos e mercado.


Você também pode gostar desses artigos

library_booksTodos os artigosVoltar para o topo