Conheça 7 fundos imobiliários de shoppings centers

Com o fechamento do comércio imposto pela pandemia, os shoppings centers foram um dos segmentos de fundos imobiliários (FIIs) que mais sofreram no ano passado.

No entanto, muitos analistas acreditam que, pelo fato de ainda estarem bem descontados, os FIIs de shoppings podem ser uma boa oportunidade de investimento nesse momento.

Em recente entrevista à Exame Invest, o CEO da Hedge Investment, André Freitas, declarou que há FIIs desse segmento que caíram até 40% e ainda não recuperaram seu valor.

Na opinião de André, para o investidor que deseja ganho de capital, os FIIs de shoppings podem ser uma boa opção. Questionado sobre o impacto do e-commerce nos shoppings, Freitas acredita que o setor deva retroceder um pouco quando os shoppings voltarem ao funcionamento normal. Na sua opinião, haverá um meio termo, um novo equilíbrio no mercado entre os diferentes canais de vendas.

No painel Onde Investir 2021, patrocinado pela XP Investimentos e Monte Bravo Investimentos, alguns analistas se mostraram otimistas com o potencial de retorno dos FIIs de shoppings.

Segundo Carlos Martins, sócio da Kinea Investimentos, esses fundos ainda apresentarão oscilações e sofrerão com a taxa de vacância nos próximos meses. No entanto, hoje eles oferecem uma boa janela de entrada para o investidor por causa dos preços interessantes. Porém, Martins alerta que, no caso desses FIIs, o olhar do investidor deve ser de longo prazo.

Vacância física e financeira nos FIIs: clique aqui e entenda esses dois conceitos.

Ainda sobre as perspectivas desses FIIs, o professor de finanças Arthur Vieira de Moraes falou ao site Eu Quero Investir em dezembro. Arthur acredita que os shoppings que atendem clientes das classes A e B devem se recuperar mais rapidamente do que os demais.

No entanto, ainda é cedo para saber quando isso acontecerá. Por isso, na sua opinião, se quiser investir nesses FIIs, é melhor que o investidor procure os fundos maiores, mais diversificados e com boa gestão.

Alguns fundos imobiliários de shoppings centers

Segundo informações do Clube do FII, atualmente há 38 fundos imobiliários de shoppings comercializados na bolsa de valores. A seguir, relacionamos alguns para você conhecer.

ABCP11 – Grand Plaza Shopping

O FII é proprietário dos imóveis Grand Plaza, do Grand Plaza Shopping e do antigo JK Shopping, que foi incorporado pelo Grand Plaza, todos em Santo André (SP).

DAMT11B – Diamante

Investe preponderantemente no Shopping Ventura, em Curitiba, Paraná.

ELDO11B – Eldorado

O FII é proprietário de 50% do Prédio Shopping Center Eldorado e 50% do Edifício Garagem, ambos localizados em São Paulo, capital.

FLRP11 – Floripa Shopping

O Floripa Shopping possui 35,37% do Florianópolis Shopping Center, destinado à exploração comercial por meio de locação de suas lojas.

FVPQ11 – Via Parque

O Via Parque Shopping aplica recursos no empreendimento imobiliário de mesmo nome, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.

JRDM11 – Shopping Jardim Sul

O FII detém 40% do Shopping Center Jardim Sul situado na Capital do Estado de São Paulo, Morumbi. O empreendimento é administrado pela BR Malls.

MALL11 – Malls Brasil Plural

O FII Malls Brasil Plural tem por objetivo a exploração imobiliária de investimentos no setor de shoppings center de forma geral.

Importante: a relação acima não se trata de indicações de investimentos. Caso deseje mais informações sobre cada um deles (como histórico de rentabilidade, dividend yield, ou outras), no site da CVM você pode encontrar detalhadamente!


Você também pode gostar desses artigos

library_booksTodos os artigosVoltar para o topo