🚀 Participe do maior movimento de multiplicação de capital do mercado financeiro.

Quero conhecer!

Menor de idade pode investir?

Se você é menor de idade, ou se os seus filhos já estão pensando em começar a guardar dinheiro, saiba que existem ótimas opções para menores de 18 anos.

Aliás, no mundo dos investimentos, quanto mais cedo você começar, melhor será para o seu patrimônio. Isso porque, ao começar cedo, você não terá pressa e poderá deixar o seu dinheiro trabalhar para você tranquilamente.

Infelizmente, essa não é uma prática comum entre os brasileiros. Ao contrário, por aqui o endividamento e a inadimplência são elevados, considerando a média de renda das famílias. No entanto, a boa notícia é que, a partir de 2020, a educação financeira passou a ser obrigatória nas escolas. Isso certamente motivará, cada vez mais, o menor de idade a investir?

Pronto para os primeiros passos no mundo dos investimentos? Então, veja algumas dicas que preparamos para você!

Dica 1 – Abra uma conta digital gratuita

Para abrir uma conta digital, o menor de idade só precisa ter um CPF. Até a maioridade, o responsável legal também será responsável pela movimentação da conta do menor.

Você só precisa escolher uma boa corretora. Neste artigo, a gente dá algumas dicas sobre como fazer isso: 

Dica 2 - Aprenda a guardar dinheiro

Para começar a investir, economize! Parece óbvio, mas é um dos passos mais difíceis para quem quer começar a investir.

Se você é menor de idade e ainda não trabalha, comece a reservar parte da mesada. Mas isso deve ser feito com disciplina e todos os meses. 

Se você já está trabalhando e sua renda ainda é baixa, veja neste artigo como pode economizar mesmo ganhando pouco. 

Dica 3 – Escolha os investimentos

Agora que você já conseguiu economizar, veja alguns investimentos interessantes para você iniciar:

Tesouro Direto

Os títulos do tesouro são uma das melhores opções para o menor de idade começar a investir. Esses ativos possuem baixo risco, o que é ideal para quem está formando as primeiras reservas financeiras.

Além disso, são muito acessíveis. Com cerca de R$ 40,00 já se pode começar a investir no tesouro direto.

Veja neste artigo como funciona o Tesouro Direto.

Fundos de Renda Fixa

Considerando que são as suas primeiras aplicações, continuaremos com dicas de investimentos mais conservadores, certo?

Existem diversas categorias de fundos de renda fixa. Os mais indicados para quem está começando a investir são os simples, pois esses aplicam 95% do patrimônio em títulos públicos.

Uma das vantagens de o menor de idade investir em fundos é a possibilidade de diversificação da carteira. Isso porque, ao comprar cotas, é como se ele aplicasse os seus recursos em diferentes ativos.

CDB

Por fim, os CDBs são também uma modalidade acessível e bastante conhecida. Uma das vantagens desse investimento é a proteção do Fundo Garantidor de Crédito (FGC), que garante até R$ 250,00 o patrimônio do investidor no caso de falência da instituição financeira.

Gostou de nossas dicas? O que mais você gostaria de saber sobre investimentos para menores de idade? Deixe aqui os seus comentários!

Você também pode gostar desses artigos

library_booksTodos os artigosVoltar para o topo