🚀 Participe do maior movimento de multiplicação de capital do mercado financeiro.

Quero conhecer!

Dicas de como economizar dinheiro mesmo com renda baixa

Diferentemente do que muitos pensam, uma renda baixa não é desculpa para não economizar dinheiro. 

Ao contrário, se o seu rendimento ainda não é alto, mais razões você tem para administrá-lo bem, não é mesmo? Nesse sentido, confira algumas dicas que podem lhe ajudar!

Organize seu orçamento

Antes de mais nada, você deve conhecer e controlar os seus gastos. Parece óbvio, mas nesse ponto estão algumas das maiores dificuldades, pois ninguém está livre de imprevistos, certo?

Se você quer começar a economizar, a regra dos 50 – 30 – 20 pode ajudar bastante. Basicamente, ela funciona assim:

  • 50% da sua renda deve atender necessidades básicas, como alimentação, moradia, saúde, entre outras.
  • 30% você pode destinar a itens variáveis, como compras e diversão.
  • 20% devem ser voltados aos objetivos financeiros, como investimentos, previdência, planos para depois da aposentadoria, etc.

Livre-se das dívidas

Se você não conseguiu aplicar a regra acima, é porque, possivelmente, os seus gastos estejam desequilibrados. Logo, o primeiro passo é quitar as suas dívidas.

Para isso, comece fazendo uma relação de tudo o que você deve. A partir daí, veja o que dá para quitar com a sua renda. Caso os seus ganhos não sejam suficientes para liquidar todos os compromissos, procure seus credores e tente renegociar.

Essa alternativa pode lhe dar mais prazo para pagamento, ou reduzir o valor das dívidas no caso de uma liquidação à vista.

Evite parcelar os seus gastos

Frequentemente, esse é um erro cometido por muitos. Isso porque a sensação de que a parcela cabe no bolso pode levar a um descontrole das finanças.

Mesmo num cenário de taxas baixas, os juros não deixam de existir, e podem corroer o seu patrimônio se você não tiver disciplina com o crédito. Por isso, prefira sempre os pagamentos integrais. Mas, se isso não for possível, ao menos junte o maior valor que puder para dar de entrada numa compra.

Experimente novas marcas

Muitas vezes, conseguimos economizar simplesmente quando mudamos um padrão de consumo. Se a sua operadora de TV aumentou a mensalidade, pode ser a hora de revisar o pacote contratado, ou, até mesmo, mudar de prestadora de serviço, certo?

Experimentar novas marcas nos supermercados, e trocar os shoppings por outlets também funcionam bem quando o assunto é fazer sobrar mais dinheiro.

Peça descontos sempre que possível

Não há nada errado em pedir descontos, principalmente se você vai fazer uma compra de maior valor ou à vista. Nesse sentido, em negociações de imóveis, carros ou itens de consumo mais caros, como computadores, barganhar pode trazer um bom resultado para o seu bolso.

Envolva a sua família no planejamento financeiro

Nessas horas, é muito importante contar com o apoio dos familiares. Mas, para que isso tenha resultado, é fundamental que você fale claramente sobre os seus objetivos e expectativas com o planejamento.

Dessa maneira, você fará com que cada um entenda a importância que tem para o sucesso de seu projeto. Assim, ficarão mais comprometidos com os seus objetivos.

Comece já!

Por fim, não adie mais a formação das suas reservas. Afinal, há vários investimentos simples e que não demandam tantos recursos. É só você se organizar!

Gostou de nossas dicas? Que outras sugestões você teria para começar a economizar? 😊

Você também pode gostar desses artigos

library_booksTodos os artigosVoltar para o topo