Consultoria de investimentos vale a pena?

Não é todo mundo que possui o conhecimento ou o tempo necessário para estudar o mercado financeiro e assim investir com segurança.

Mas isso não significa que você não deve investir, existem diversas forma de facilitar o acesso a produtos que rentabilizam seu dinheiro. 

Um dos meios de investir com segurança pode ser através de uma consultoria de investimentos.Se você ainda não conhece o papel da consultoria de investimentos ou se você quer ter certeza se essa pode ser a salvação para seu dinheiro render, não deixe de ler esse artigo!

  • O que é consultoria de investimentos?
  • Como funciona a consultoria em investimentos
  • Vale a pena a consultoria de investimentos?

O que é consultoria de investimentos?

Consultoria de investimentos é um serviço em que são recomendadas aplicações financeiras baseadas na análise do seu perfil e metas financeiras por uma pessoa ou empresa autorizada pela CVM.

O objetivo da consultoria de investimentos é ajudar o investidor a escolher os melhores ativos para aplicar seu dinheiro de forma imparcial, ou seja sem conflito de interesses.

Para que isso ocorra a remuneração do consultor de investimentos é feita pelo próprio investidor, isso pode parecer um custo a primeiro momento. Todavia, por ser remunerado pelo investidor o consultor não precisa vender produtos financeiros, ou seja, ele age de forma mais próxima ao seu objetivo.

Como funciona a consultoria em investimentos?

A consultoria de investimentos é um serviço que tem por objetivo auxiliar principalmente quem deseja investir mas sente que não possui as informações necessárias.

O consultor de investimentos deve conhecer bem o investidor para garantir que os produtos que lhe serão oferecidos são compatíveis com seus objetivos, situação financeira e até mesmo condição psicológica, afinal, ninguém quer ficar desesperado por uma aplicação mais arriscada não é?

É importante destacar que gerentes de banco ou assessores de corretoras não são consultores de investimentos, apesar de também falarem sobre como investir no mercado financeiro as profissões possuem regulamentação diferente.

Isso ocorre pelo fato de que esses profissionais costumam receber comissões em cima dos produtos financeiros ofertados ao cliente, o que acaba por gerar conflito de interesses.

Vale a pena a consultoria de investimentos?

A consultoria de investimentos é muito importante para quem não possui tempo para estudar as aplicações financeiras e assim pode correr diversos riscos com seu patrimônio, ou ainda quem mesmo conhecendo o mercado ainda não se sente seguro para tomar decisões sozinho.

Muita gente acaba deixando de ganhar dinheiro com aplicações de baixa rentabilidade e até mesmo perdendo dinheiro ao aportar em ativos que não compreendia os riscos.

Nesses casos pode valer a pena a utilização de consultoria de investimento, pois o profissional estará melhor preparado tecnicamente para auxiliar sua decisão e ainda contará com a imparcialidade de não estar vendendo um produto para uma empresa e sim prestando um serviço para você.

Claro que antes de tomar sua decisão é interessante que você avalie se o seu resultado nos investimentos não pode melhorar com estudos e auxílio de uma casa de análise por exemplo. E ainda se o patrimônio a ser investido representa um valor em que a rentabilidade compensará o valor gasto com o serviço.

O mercado financeiro é repleto de oportunidades, o mais importante é buscar conhecer as formas de investir para que você possa tomar suas decisões sem perder dinheiro por ganância ou desinformação!

Conte com o Yubb na sua caminhada de conhecimento sobre os investimentos! Ficou com alguma dúvida, comente aqui para a gente poder trazer mais conteúdos para você!

Você também pode gostar desses artigos

library_booksTodos os artigosVoltar para o topo