5 dicas para investidores iniciantes

Você está pensando em começar a investir? Então, dê uma olhada nesse material que preparamos com cinco dicas para que você consiga organizar as suas finanças. Preparado? Então, siga a leitura e confira!

1 – Pague as suas dívidas

A primeira dica é básica para quem quer começar a investir: dentro do possível, livre-se de suas dívidas!

Se você está no cheque especial, ou tem algum financiamento bancário, é muito importante que os liquide antes de começar a guardar dinheiro. Pense no seguinte: as taxas de juros cobradas por essas dívidas serão sempre maiores do que qualquer investimento que você possa fazer. Então, não adianta guardar dinheiro e continuar endividado, pois você não terá ganho nenhum com isso.

2 – Conheça os seus gastos

Essa dica parece óbvia, não é mesmo? Mas saiba que muita gente não conhece bem os seus gastos, e isso atrapalha muito o planejamento financeiro.

No nosso orçamento, existem dois tipos de gastos. Aqueles que se repetem todo mês, e dos quais não temos como fugir (como alimentação, moradia, saúde, entre outros) e aqueles que são eventuais.

Esses últimos são os mais fáceis de controlar, pois podemos reduzi-los quando quisermos. Porém, muitas vezes, são eles os que mais pesam no orçamento, afinal o celular novo, a viagem, o lazer normalmente nos fazem gastar além do que havíamos planejado.

Por isso, é preciso que você tenha total conhecimento sobre esses gastos, para que consiga controlá-los. Nesse sentido, existem alguns aplicativos gratuitos que podem lhe ajudar a se organizar. Clique aqui e conheça!

3 – Comece com pouco

Uma das coisas que mais acontece com quem está começando a investir é parar pouco tempo depois de iniciar.

A gente sabe que não é fácil começar a guardar dinheiro. Por isso, se você começar com pouco, as chances de que continue motivado a economizar serão bem maiores. Comece com valores baixos, que não pesem muito no seu orçamento, e só pense em aumentar a quantia quando realmente tiver condições de fazer isso. Caso contrário, pode ser que você se frustre e abandone os planos de investimentos.

4 – Faça o seu fundo de emergência

A gente já falou algumas vezes aqui no Yubb sobre a importância do fundo (ou reserva) de emergência. Na verdade, essa é a primeira coisa com a qual você precisa se preocupar quando começa a guardar dinheiro.

Isso porque são esses recursos que lhe darão tranquilidade financeira quando surgirem imprevistos. Se você não tiver uma reserva para urgências, precisará recorrer ao cheque especial ou a algum outro financiamento, e isso vai adiar ainda mais os seus planos de investimento.

Neste artigo, conheça algumas opções para formar o fundo de emergência.

5 – Informe-se sobre educação financeira

Para começar a investir, você não precisa ser um expert do mercado financeiro. Mas é importante que saiba como funcionam alguns investimentos, e que se mantenha minimamente informado sobre a economia de forma geral. Afinal, se você sabe como está a inflação, o dólar e as taxas de juros, conseguirá administrar melhor o seu dinheiro.

Por isso, é muito importante que você se informe sobre educação financeira. Nesse sentido, há muito conteúdo bom e gratuito na internet e no YouTube.

Inclusive aqui no Yubb temos diversos artigos no blog e um canal no YouTube sempre com novidades sobre o que tem de mais importante acontecendo. É só seguir a gente para ficar bem informado!


Você também pode gostar desses artigos

library_booksTodos os artigosVoltar para o topo