🚀 Participe do maior movimento de multiplicação de capital do mercado financeiro.

Quero conhecer!

Quem é Luiz Fernando Figueiredo?

Luiz Fernando Figueiredo é sócio fundador e, atualmente, CEO da Mauá Capital, gestora de recursos independentes que tem sob sua administração mais de R$ 6 bilhões em ativos.

O investidor é considerado um dos grandes nomes do mercado financeiro do Brasil. O seu sucesso profissional fez com que o site Infomoney o considerasse um dos 10 empresários “fora da curva” no Brasil.

A seguir, veremos mais sobre seu histórico e trajetória profissional. Confira!

Luiz Fernando Figueiredo – histórico e carreira

Luiz Fernando Figueiredo nasceu em 1965 na cidade de São Paulo. É formado em Administração de Empresas com ênfase em Finanças pela FAAP, em São Paulo.

Em 1982, começou sua carreira no mercado financeiro na Supra DTVM, corretora de valores da qual seu tio era sócio. Durante sua trajetória profissional, teve passagem por algumas instituições financeiras privadas, como Magliano (primeira corretora de valores da bolsa), J.P. Morgan, Banco Nacional e Banco BBA. No entanto, seu nome ganhou maior visibilidade ao assumir a diretoria de política monetária do Banco Central em 1999, durante o governo de Fernando Henrique Cardoso.

Neste artigo, explicamos o que é e como funciona a política monetária. 

Na ocasião, foi convidado pelo então presidente do BC, Armínio Fraga, para assumir o cargo. Luiz Fernando permaneceu no Banco Central de 1999 a 2002, tendo saído do órgão junto com Armínio Fraga logo após a eleição de Lula, em 2002.

Com a saída da instituição, Luiz Fernando e Armínio fundaram a Gávea Investimentos em 2003. Luiz foi um dos administradores da nova instituição até 2005, quando saiu e deu início a Mauá Capital, na cidade de São Paulo.

A Mauá Capital atua em diversas áreas, como crédito privado, mercados de ações, renda fixa e multimercados, real state, entre outras. Atualmente, possui cerca de 70 funcionários, e toda a sua diretoria, a exemplo de Luiz Fernando, tem passagem por áreas estratégicas de diversas instituições financeiras.

Dicas de Luiz Fernando Figueiredo no livro “Fora da Curva”

Em 2016 foi publicado o livro Fora da Curva, com dicas dos investidores e gestores profissionais mais bem sucedidos do Brasil.

Uma das personalidades que contribuíram com o livro foi Luiz Fernando Figueiredo. Veja os quatro pontos destacados por ele em relação a investimentos:

1.  Histórico dos gestores de ativos

Luiz Fernando aponta para a importância de analisar o histórico dos profissionais responsáveis pela gestão dos investimentos. Segundo ele, essas equipes podem evitar que o investidor cometa grandes erros.

2.  Crises e oportunidades

Para Luiz, as crises são bons momentos de buscar oportunidades, como títulos de renda fixa que oferecem rendimentos elevados e cujos riscos são mais baixos.

3.  Preços das ações

Segundo o investidor, nem todas as ações que caíram demais são boas alternativas de investimento. Em cada caso, é preciso analisar a situação da empresa antes de decidir pela compra do título.

4. Fundos multimercados

Luiz Fernando acha que os fundos multimercados são interessantes, principalmente em uma crise. Isso porque são flexíveis e podem mudar de estratégia conforme o comportamento do mercado.

Que outra personalidade do mundo dos investimentos você gostaria de conhecer? Conte pra gente! 😊


Você também pode gostar desses artigos

library_booksTodos os artigosVoltar para o topo