Banco Central do Brasil: qual é a função do Bacen?

Os mais íntimos conhecem como Bacen, mas a grande parte da população não sabe o que é ou entende a importância do Banco Central para economia do país.

Banco Central é uma das instituições mais importantes no que se refere a economia do país, sua atividade reguladora possui alto impacto no mercado de uma forma geral.

O Banco Central é tão importante que a assinatura do presidente desse órgão está presente no seu dinheiro!

Você precisa conhecer o Banco Central do Brasil para entender as implicações da sua atividade no seu dia a dia! Continue lendo para saber tudo sobre o Bacen:

  • O que é o Banco Central?
  • Quais as principais atividades do Bacen?
  • Como o BCB impacta nos seus investimentos?

O que é o Banco Central do Brasil?

Bancos Centrais, de forma geral, são entidades que têm como função principal a gestão da política econômica do país. Isso pode parecer que sua atuação ocorre somente no meio da macroeconomia, porém suas ações têm impacto no nosso dia a dia .

No Brasil, o Banco Central - Bacen é constituído sob a forma de autarquia federal - ou seja é um órgão da administração pública autônomo ligado ao Ministério da Economia.

O Banco Central foi criado em 1964 e tem por finalidade segundo seu regimento interno:

“A formulação, a execução, o acompanhamento e o controle das políticas monetária, cambial, de crédito e de relações financeiras com o exterior; a organização, disciplina e fiscalização do Sistema Financeiro Nacional (SFN) e do Sistema de Consórcio; a gestão do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB) e dos serviços do meio circulante.”

Ou seja, o Bacen é o principal responsável pela garantia do poder de compra e pela regulação do sistema financeiro.

Quais as principais atividades do BACEN?

A atuação do Bacen pode ser vista diretamente e indiretamente no nosso cotidiano, a seguir vamos ver as principais atividades do Banco Central:

Regulação de Instituições Financeiras

O Banco Central é o órgão responsável pela regulação dos bancos e de outras instituições financeiras, dessa forma garante que os usuários não sejam prejudicados pelos bancos e ainda que as instituições possam competir de forma justa no mercado.

Essa fiscalização abrange todo o Sistema Financeiro Nacional.

Banco dos Bancos

No Bacen são mantidas reservas compulsórias dos bancos. A regulação dessas reservas é o que garante liquidez as instituições de forma que não emprestem mais dinheiro do que possuam e assim mantenham um caixa capaz de honrar com suas operações. 

Banco do Governo

O BC é onde o Governo mantém suas principais contas além da reserva nacional de moeda estrangeira. 

Reservas Cambiais

O Banco Central é o responsável pela gestão das reservas cambiais e consequentemente pelas taxas de câmbio, o que tem um impacto elevado na economia pois afeta o poder de compra da moeda nacional e as relações comerciais com outros países.

As taxas de câmbio podem afetar cada ator econômico de forma distinta e o BC deve buscar o equilíbrio nas relações.

Emissor de Moeda

O Bacen é o responsável por emitir moeda seguindo as determinações do CMN - Conselho Monetário Nacional, já a produção da moeda é realizada pela Casa da Moeda do Brasil, uma empresa pública.

Execução da Política Monetária

Uma das principais atividades do BC é a execução da política monetária que pode ser resumida no controle de oferta da moeda na economia nacional.

Como o BCB impacta nos seus investimentos?

As atividades do Banco Central como um todo influenciam seus investimentos seja de forma macroeconômica quando interfere de alguma forma nas políticas monetárias. Ou seja, no seu dia a dia quando garante que seu banco ou corretora preste um serviço condizente com o que você está buscando.

Porém, vamos listar algumas medidas estritamente ligadas com a atuação do BC e seus investimentos:

Definição da Taxa SELIC

O Banco Central através do COPOM - Comitê de Política Monetária define a meta da taxa de juros - SELIC. Ao mudar a taxa de juros investimentos de renda fixa que são atrelados a esse indicador podem se tornar mais ou menos atrativos.

Controle de preços das moedas estrangeiras

O controle de preço das moedas estrangeiras realizado pelo BC por meio das políticas cambiais impacta de forma direta quem tem investimentos atrelados ao dólar, sejam ativos no exterior ou ainda ações de empresas exportadoras. 

As ações da política cambial impactam por exemplo no aumento do lucro realizado por empresas exportadoras caso o real esteja desvalorizado frente ao dólar. 

São muitas as formas como o Banco Central impacta na nossa vida, entender como essa instituição nos afeta pode ajudar a investirmos com mais segurança.

Para mais conceitos de mercado e conteúdos de investimento não deixe de acompanhar o Yubb!


Você também pode gostar desses artigos

library_booksTodos os artigosVoltar para o topo