Valor justo: entenda esse indicador

Uma das formas mais comuns de ganhar dinheiro com ações na bolsa de valores é através de estratégias de valorização dos ativos. Nessas estratégias o investidor busca ações que por alguma razão irão se valorizar com o tempo - no curto ou longo prazo. 

Ainda que as valorizações possam ocorrer por diversos motivos, existem situações específicas nas quais um ativo pode se valorizar, uma dessas situações é quando esse ativo é negociado abaixo do seu valor justo. 

Para que o investidor não perca esse tipo de oportunidade o Yubb preparou esse artigo para você compreender esse indicador e poder utilizá-lo nos seus investimentos.

O que é valor justo?  

O valor justo ou preço justo de um ativo é um indicador proveniente de técnicas de valuation em que o investidor busca através de uma metodologia descobrir o valor intrínseco de uma ação, ou seja, o valor que ainda não está precificado nas negociações em bolsa de valores.

O valor justo pode ser usado não só por investidores buscando oportunidades, mas também pelas próprias empresas quando estão em busca de melhorar seu negócio.

Preço justo e valuation

Como dito, a definição de um valor justo para a empresa faz parte do valuation que é todo o processo por meio do qual uma empresa é analisada de forma a estimar seu valor. 

Esse processo de atribuição de valor é bastante subjetivo, pois se trata de uma observação de dados atuais e de projeções de desempenho futuro, atrelado ainda à situação atual de negociação de preços no mercado financeiro. Sendo assim, é muito importante que o investidor entenda que o indicador de valor justo tende a variar conforme a metodologia utilizada e até mesmo dependendo do analista que a fez.

Tipos de Valuation para encontrar o preço justo

Existem diversas formas de fazer o valuation de uma empresa para encontrar o preço justo, elas geralmente se diferenciam conforme o objetivo da análise e o momento.

Os três mais usados e conhecidos são:

  • Valuation Contábil

Nessa forma de valuation e análise é focada na parte contábil da empresa, avaliando o seu patrimônio líquido;

  • Múltiplos de Mercado

Essa avaliação busca comparar os indicadores de empresas no mesmo setor;

  • Fluxo de Caixa Descontado

Essa é uma metodologia em que a análise do valor intrínseco é feita a partir de uma projeção dos lucros futuros sendo deduzidos os riscos;

Além desses três principais tipos existem ainda formas de fazer o valuation baseadas em momentos da empresa:

  • Valuation de Liquidação
  • Valuation Pré-Investimento
  • Valuation Pós-Investimento

Como analisar o indicador de valor justo

Para compreender o valor justo o investidor deve se atentar a metodologia pela qual ele foi feito e a comparação com o preço de mercado. Ao comparar o preço de mercado e o valor justo encontrado o investidor deve compará-los:

  • Caso o valor justo esteja acima do preço de mercado, isso pode indicar uma boa oportunidade de compra;
  • Caso o preço de mercado esteja acima do preço justo pode ser um indicativo de que o ativo está com algum otimismo de mercado prevendo algum bom desempenho ou que esteja se aproximando de correção, um indicativo de possível queda;

Todavia, como explicado no início, esse indicador é muito subjetivo e sua análise requer bastante cuidado e atenção.

Você usa valor justo em suas estratégias de seleção de ativos? Vale a pena conhecer mais a fundo esse indicador para ter boas chances de avaliação de controle da sua carteira. Conte com o Yubb para investir melhor!


Você também pode gostar desses artigos

library_booksTodos os artigosVoltar para o topo