Relação com Investidores: por que o site de RI das empresas é importante?

Todas as empresas que possuem capital aberto na bolsa de valores têm um site de Relação com os Investidores, o RI. Esse canal é uma das exigências para a instituição ingressar no mercado de oferta de ações.

Por consequência, todas as companhias possuem um departamento que cuida somente desse canal entre os investidores e diretores da empresa.

O site disponibiliza os principais relatórios e resultados - sejam eles trimestrais ou anuais. É dessa forma que as informações mais importantes de uma instituição de capital aberto são comunicadas ao mercado.

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) exige um endereço eletrônico que disponibilize os balanços financeiros, resultados, comunicados, conferências, reuniões consultivas e outras informações.

Se pararmos para pensar, todas as empresas deveriam ter um canal semelhante ao RI. Isso porque, pensando na parte comunicativa, as informações compartilhadas neste espaço ocupam um papel estratégico.

Nesse sentido, é mais que recomendável aos acionistas estarem atentos àquilo que é divulgado no site de RI da empresa que ele possui ações.

Como trabalha o departamento de RI de uma empresa?

Em resumo, o departamento de RI de uma empresa é o porta-voz de uma instituição. É esse setor que será responsável pela comunicação entre investidores, empresas e mercado financeiro.

Os profissionais que trabalham no RI são responsáveis também por organizar reuniões públicas com os acionistas, assegurando a divulgação dos resultados nos canais da empresa.

Transparência é uma palavra-chave para que as companhias tenham uma boa relação com seus acionistas e consequente atração de novos investidores.

Para isso, o departamento de relações públicas deve andar lado a lado com os gestores para que os rumos da empresa sejam comunicados de maneira clara e integrada com os interesses da instituição.

Além de precisar ter uma noção jurídica, administrativa e financeira, os líderes que cuidam do site de RI devem estar atentos às mudanças do mercado e dos cenários macroeconômicos. Isso porque muitas vezes fatores externos devem ser levados em conta na hora de divulgar certas informações.

Quais as frentes de trabalho do site RI?

Devido à importância desse setor, é compreensível pensar que uma boa gestão de RI pode render novos investidores às empresas. Dentre as frentes que a equipe deve desenvolver, destacamos três: legalidade, comunicação e demonstrativos (passado e futuro).

O primeiro quesito diz respeito às obrigações legais que as empresas devem seguir - sejam regulações regimentais, leis ou outras obrigações. Em seguida, a parte de comunicação deve ter o cuidado na forma como transmite as informações.

Ruídos ou alarmes falsos podem ser gerados se esse segmento não tiver um bom desempenho. Com isso, é fundamental que os dados sejam informados de forma clara e coesa. Além de um bom entendimento, o papel da comunicação é gerar confiança.

Numa última frente, o site do RI deve constar documentos sobre os demonstrativos passados e as perspectivas para o futuro. De maneira transparente, os resultados negativos também devem estar apresentados. Assim como os novos projetos também devem estar listados e apresentados.


Você também pode gostar desses artigos

library_booksTodos os artigosVoltar para o topo