O que é stalking horse?

As empresas em recuperação judicial são quase sempre vistas como possibilidades de bons investimentos na bolsa de valores pela assimetria entre seu patrimônio e sua condição que gerou a situação de recuperação.

E não é só quem opera na negociação de ações no mercado que consegue lucrar com empresas em recuperação judicial, essa situação acaba por proporcionar outras oportunidades para as empresas ganharem dinheiro com os ativos de quem se encontra neste processo. 

Uma dessas situações é através do stalking horse, vamos conhecer esse conceito neste artigo.

O que é stalking horse?

O termo stalking horse é utilizado para definir as ofertas iniciais sobre ativos de empresas em processos de recuperação judicial ou falência. 

Nem mesmo as empresas que são listadas na bolsa de valores estão livres da possibilidade de falir, quando chegam próximas a esse ponto de maus resultados geralmente as empresas buscam processos de recuperação judicial. Nesses processos existe um plano a ser seguido e dentro dele pode existir a possibilidade de leilões judiciais para que parte dos ativos sejam vendidos e o valor seja usado para o pagamento de dívidas.

Neste tipo de leilão os preços dos ativos tendem a ser negociados abaixo do seu valor, possibilitando boas compras.

Os primeiros a entrarem nas operações de compra nesses leilões judiciais são através da estratégia de stalking horse.

Mas por que esse nome stalking horse?

O nome stalking horse deriva da expressão que teve origem na utilização de cavalos (horse) para a aproximação de aves durante a caçada, o termo stalking faz referência a perseguição mas de forma que o stalking horse auxilie outro a alcançar um objetivo. 

Neste sentido, o stalking horse defende os interesses da empresa ao garantir a base do leilão dos ativos da companhia em situação de falência.

Como funciona o stalking horse?

O stalking horse é uma forma de fazer a oferta pelos ativos que serão negociados em um leilão judicial.

O processo de leilão judicial ocorre de uma forma diferente, a empresa que terá seus ativos leiloados deve escolher entre os possíveis compradores um para dar o preço base pelos ativos. Dessa forma outras empresas não poderão oferecer valores abaixo do acordado.

O comprador que faz a oferta base geralmente a faz de forma antecipada e de modo que é feito um acordo com a companhia em recuperação/falência. Assim, nem o comprador nem o vendedor sairão em prejuízo, pois o comprador recebe benefícios durante o leilão ou a aquisição.

Importância do stalking horse para o investidor

Com diversas empresas em recuperação judicial como é o caso da Oi e outras, vale a pena o investidor ficar atento e acompanhar esse tipo de processo pois pode movimentar o mercado de ações da companhia listada em recuperação ou de empresas que se interessem em ser stalking horse. Dessa forma, momentos como esses podem ser propícios para operações de curto prazo com foco na volatilidade desses ativos. 

Viu como é importante compreender tudo do mercado financeiro e entender os processos que cercam as empresas, esse tipo de situação pode significar boas entradas para os investidores e oportunidades de fazer bons lucros.

Para saber mais sobre conceitos do mercado financeiro e investir melhor não deixe de acompanhar os conteúdos do Yubb!


Você também pode gostar desses artigos

library_booksTodos os artigosVoltar para o topo