Canais de Donchian: o que é e como funciona?

O canal Donchian é muito utilizado pela análise técnica, e é um dos indicadores que servem para medir a volatilidade de um ativo.

Trata-se de um indicador de média móvel seguidor de tendência, desenvolvido pelo economista Richard Donchian. Ele é formado por três componentes:

  • a banda inferior, definida pela mínima dos últimos n dias;
  • a banda superior, definida pela máxima dos últimos n dias
  • a linha central, que corresponde ao ponto central entre as bandas inferior e superior.

Utilidade dos canais Donchian

Basicamente, o canal é útil para demonstrar a volatilidade do mercado. Nesse sentido, quanto mais oscilam os preços, mais as bandas ficam afastadas. Já se o preço estiver estável, elas tendem a se aproximar.

Ao demonstrar a volatilidade, o indicador também é útil para identificar tendências, o que facilita a decisão dos traders e investidores.

Como utilizar os canais de Donchian?

Antes disso, vamos falar sobre dois conceitos importantes utilizados pela análise técnica: suporte e resistência.

Suporte e resistência são termos utilizados para demonstrar os níveis em que investidores estão dispostos a comprar (suporte) ou vender (resistência) determinado ativo. Quando essas tendências sofrem quebra, muda o padrão de oferta e demanda desses ativos, e isso fará com que, provavelmente, sejam estabelecidos novos níveis de suporte e resistência.

(fonte: investimentonabolsa.com)

Os níveis de suporte e resistência servem para testar e confirmar tendências. Por exemplo, se um investidor percebe que determinado nível de resistência nunca foi quebrado, ele pode apostar no movimento do preço do ativo em relação a esse ponto. Isso porque, possivelmente, o preço não se movimentará fora desse nível.

De forma geral, os investidores interpretam e utilizam os canais Donchian como uma sinalização de fuga. Isso porque, normalmente, máximas e mínimas estão ligadas aos níveis de suporte e resistência.

Por exemplo, um sinal de compra se dá quando o preço de fechamento rompe a linha superior. Por sua vez, a sinalização de venda ocorre quando o preço de fechamento rompe a linha inferior.

Já um sinal de reversão é percebido na compra quando o preço tocar a banda inferior e inverter a sua direção. Da mesma forma, a reversão da venda ocorre quando o preço tocar a banda superior e inverter a sua direção.

Gráfico: sinais de venda com Donchian

(fonte: neologica.com)

Conclusão

Quando utilizado sozinho, o canal de Donchian já ajuda bastante na tomada de decisões sobre investimentos. Porém, se associado a outros indicadores, a análise tende a ser mais eficiente e assertiva.


Você também pode gostar desses artigos

library_booksTodos os artigosVoltar para o topo