🚀 Participe do maior movimento de multiplicação de capital do mercado financeiro.

Quero conhecer!

Eu devo visitar as empresas em que invisto?

Quando o assunto é investimento, quanto mais informações você tiver sobre um determinado ativo melhor. Isso porque são esses fatos que vão embasar e fundamentar sua aplicação. Nesse sentido, uma visita técnica pode ser a chave para uma melhor tomada de decisões.

No entanto, essa iniciativa não é obrigatória aos investidores. Além do mais, existem outras formas mais acessíveis para acompanhar a gestão das empresas que têm capital aberto nas bolsas de valores.

O jeito mais prático é o acompanhamento via site de RI das instituições. Essa plataforma é uma exigência legal para todas as empresas que têm capital aberto. O nome RI vem justamente de “Relação com Investidores” e esse trabalho é feito para divulgar todas as informações que as pessoas precisam saber sobre determinada companhia.

Nesse site, é possível ter acesso a todos os relatórios financeiros, políticas de projetos, datas de assembleias e as atas das reuniões. Além disso, contém todo o organograma profissional da empresa com nome dos gestores e seus cargos na instituição.

É recomendável também que os investidores assinem o mailing list das empresas que possuem ativos. Esse procedimento pode auxiliar muito no recebimento de notícias importantes. Avisos, fatos relevantes e outros projetos são enviados por correio eletrônico para todos os inscritos nessa lista.

Atualmente, a internet ajudou muito para aproximar a informação a qualquer pessoa. Por isso, hoje em dia, é possível acompanhar quase todas as informações de uma empresa, pois a maioria delas está publicada na internet.

No entanto, é importante lembrarmos que as minúcias mais comprometedoras nem sempre serão encontradas facilmente. É por isso que as visitas técnicas podem ser muito mais esclarecedoras que essas iniciativas online que as instituições fazem.

Por que visitar as empresas?

Grandes investidores como Luiz Barsi e Warren Buffett acreditam que é fundamental visitar as empresas antes de investir. O grande argumento por trás dessa filosofia é que os números dos relatórios podem não mostrar fielmente como funciona o modelo de negócio da instituição.

Por isso, numa visita técnica dessas, é possível conhecer de perto como acontece o processo de produção da empresa e, com isso, ter maior noção sobre o potencial dela frente ao futuro.

Nessas ocasiões, os investidores podem entender a filosofia da instituição e todas as particularidades que farão dela mais rentável no futuro. O contato verbal com funcionários e líderes podem ser esclarecedores sobre a cultura de trabalho que acontece ali.

Algumas companhias possuem iniciativas que facilitam o acesso das pessoas em suas fábricas e repartições. Além disso, em alguns casos, existe um trabalho intenso para apresentar a empresa para possíveis investidores como no próprio site do RI ou em outras plataformas da internet.

Nesse sentido, o investidor pode também acompanhar as ações que os gestores fazem e publicam: comunicados, palestras ou vídeos institucionais. Todo esse monitoramento pode evitar investimentos mal sucedidos e dores de cabeça futuras.


Você também pode gostar desses artigos

library_booksTodos os artigosVoltar para o topo