À prova de fogo

Momento decisivo para criptomoedas

evento online e gratuito 4 a 7 de Julho às 19h

Inscreva-se

MVA (Market Value Added): o que é e como funciona?

Investir bem é basicamente encontrar ativos que entreguem valor de alguma forma ao longo do tempo. Para selecionar bons ativos existem diferentes estratégias que podem ser adotadas, mas o que é comum a maioria é o que diz respeito a análise do valor de mercado no período.

O MVA - Market Value Added é um dos indicadores que pode ser usado para identificar boas oportunidades de investimentos, ele está pautado na análise do investimento realizado na empresa e seu impacto no seu valor de mercado. Entenda bem esse indicador para poder utilizá-lo na montagem de sua carteira de investimentos.

O que é o Market Value Added?

O Market Value Added é um indicador utilizado para calcular quanto a empresa cresceu após investimento realizado através de aportes de investidores. No cálculo é avaliado o valor de mercado atual e o valor que foi investido na empresa. 

Dessa forma pode-se perceber qual foi a variação de valor de mercado após o investimento feito e assim compreender a capacidade da empresa de retornar ganhos ao acionista através de valorização do preço do ativo com o passar do tempo.

Como calcular o Market Value Added - MVA?

A fórmula para calcular o Market Value Added é bastante simples possuindo apenas duas variáveis a serem observadas:

  1. o Valor de Mercado da empresa - incluindo no cálculo o patrimônio e as dívidas existentes (V)
  2. o capital investido na empresa por acionistas no período analisado (k)

Compondo a fórmula:

MVA = V - K

Analisando o Market Value Added

A análise do Market Value Added é tão simples como seu cálculo, ao encontrar o valor do indicador você deve verificar:

  • Se o valor encontrado for positivo, temos que a empresa obteve valor agregado, ou seja, o acionista possui retorno no capital investido com o passar do tempo;
  • Caso o valor seja negativo infere-se que a empresa acabou por perder valor com o passar do tempo;

Apesar de o MVA positivo ser um indicador de ganho de valor agregado, para que realmente o investimento valha a pena para o investidor é necessário que o ganho tenha sido maior do que teria acontecido se fosse empregado o capital dos acionistas em outra carteira no mercado.

É importante esclarecer neste ponto que o Market Value Added é um indicador diferente do “EVA” - Economic Value Added que possui relação não com o valor de mercado, mas sim com o lucro operacional da empresa.

Importância do Market Value Added

O Market Value Added é um importante indicador de desempenho da empresa para o acionista pois reflete se sua capacidade de operação e gestão está se refletindo em retorno para a empresa tendo em vista o capital investido.

Assim, é importante que o investidor esteja atento a esse indicador caso possua dúvidas quanto a capacidade de retorno sobre o seu investimento na empresa.

Como todo indicador, o MVA não deve ser analisado de forma individual, mas através de comparações com outros indicadores e ainda averiguando o que está por trás do desempenho verificado.

Conheça mais indicadores na nossa seção de artigos e melhore sua análise para investir cada vez com maior segurança e retorno, o Yubb é seu melhor amigo na hora de investir bem!


Você também pode gostar desses artigos

library_booksTodos os artigosVoltar para o topo