BP (Balanço Patrimonial): o que é e qual sua importância?

Yubber, a forma como se avalia uma empresa é bastante ampla. É um conjunto de ferramentas, cada qual com sua importância e interpretação.

Usar essa “caixa de ferramentas” é fundamental, pois cada uma exerce um papel, e isso dá uma base muito fundamentada e desenvolvida para o investidor tomar uma decisão.

Essa decisão é: investir ou não!

Hoje, falaremos de uma das demonstrações contábeis mais importantes, o famoso Balanço Patrimonial, imprescindível em uma análise.

O que é Balanço Patrimonial?

Yubber, vamos fazer uma analogia muito simples, e você entenderá o que é ele. Inclusive, é uma das formas explicativas mais utilizadas pelo mercado para definir o que é balanço. Vamos lá!

Vamos imaginar que eu vou tirar uma foto sua nesse momento. Você está sentado, sorrindo, com uma camiseta preta e olhando para a câmera e: Xisss!

Pronto, foto tirada. Essa foto que eu tirei, mostra como você estava exatamente naquele momento: sentado, sorrindo, vestindo uma camiseta preta e olhando para a câmera.

Para, vai, que exemplo bobo. O que tem a ver com o Balanço Patrimonial?”

Tudo! É sério, Yubber.

O Balanço Patrimonial é como uma foto, que registra como a empresa estava naquele exato momento em que foi “fotografada”.

Ou seja, essa “foto” (entenda como o balanço, de fato) mostra, por exemplo, qual era o caixa dela, as contas a receber, os maquinários, as contas a pagar, e muito mais, naquele exato momento.

Logo, o balanço se refere a uma data, e não a um trimestre, a um ano, ou qualquer que seja o período. O que eu quero dizer é que essa data é muito específica.

Para você entender melhor, uma DRE (Demonstração do Resultado do Exercício) ou Fluxo de Caixa, precisa de um período para ser elaborada, como por exemplo, do dia 01/01/2021 – 31/03/2021.

Agora o balanço, não. É uma “foto instantânea”, daquele dia em específico, e não de um período.

Ficou claro, Yubber?

Estrutura do Balanço Patrimonial

De forma bastante simples, a estrutura de um balanço é assim:

O termo balanço remete ao símbolo de uma balança com dois pratos, e a regra básica da contabilidade diz que deve haver igualdade entre os dois lados. Como você pode observar na imagem, a soma dos dois lados é igual.

O que é ativo?

O ativo corresponde aos bens e direitos da empresa, podendo eles serem convertidos em dinheiro. Esse lado vai mostrar onde os recursos foram alocados/aplicados, trazendo benefício presente ou futuro para suas operações.

O que é passivo?

O passivo corresponde às obrigações que a empresa tem com terceiros, sejam eles onerosos ou não. Ou seja, mostra quais as dívidas e obrigações que a empresa tem a pagar.

O que é PL (Patrimônio Líquido)?

O patrimônio líquido é calculado a partir da diferença entre o Ativo e o Passivo. Ele pode ser entendido como uma obrigação da empresa perante os seus acionistas (proprietários). Ou seja, ele compreende o valor dos recursos próprios.

Resumindo tudo isso, fica assim: Ativo = Passivo + PL

A imagem que apresentei no início do tópico é uma forma didática e simplificada, mas vou apresentar uma outra um pouco mais detalhada. Com os conceitos definidos acima, sua compreensão será facilitada.

O balanço possui uma série de contas:

Na prática, ainda mais se tratando de empresas gigantes, o balanço apresenta outras contas além dessas, mas a ideia é te familiarizar com o assunto.

Por que o Balanço Patrimonial é importante?

Yubber, quando você investe em alguma ação, você se torna sócio da empresa. Partindo dessa informação, responda para si: você alocaria os seus recursos em um negócio ruim?

Eu acredito que sua resposta tenha sido “não”.

Uma das formas de você avaliar o seu investimento, é através do Balanço Patrimonial. Dele, é possível tirar uma série de informações quantitativas e qualitativas. Você consegue, por exemplo:

  • Visualizar as fontes de recursos e despesas da empresa;
  • Calcular o grau de endividamento;
  • Estimar o valor da empresa;
  • Calcular índices de liquidez;
  • Fazer análise horizontal e vertical.

Só isso? Não. Dá para tirar bastante informação dos balanços. Então, quando estiver analisando uma empresa, não deixe ele de lado, nunca, combinado?

Me conta, Yubber, ficou claro para você o que é Balanço Patrimonial?


Você também pode gostar desses artigos

library_booksTodos os artigosVoltar para o topo