À prova de fogo

Momento decisivo para criptomoedas

evento online e gratuito 4 a 7 de Julho às 19h

Inscreva-se

O que são emolumentos?

O número de investidores pessoa física na bolsa de valores aumenta cada vez mais, porém para iniciar bem seus investimentos é essencial conhecer o que pode afetar suas aplicações. 

Comprar ações é uma tarefa fácil e rápida, porém envolve um processo sistemático que tem um custo. Sendo a bolsa de valores também uma empresa o custo das operações é repassado ao investidor.

Muitas pessoas buscam corretoras sem taxas o que é um jeito de investir de forma mais eficiente, mas dos emolumentos não dá para fugir, conheça essas taxas pagas para a bolsa!

  • O que são emolumentos?
  • Como são cobrados os emolumentos?

O que são emolumentos?

Emolumentos são um conjunto de pequenas taxas cobradas na hora de investir na bolsa de valores, no mercado de ações e no mercado futuro. Os emolumentos são pagos tendo em vista os serviços prestados pelo processamento das operações. 

Os principais emolumentos são: 

  1. Taxa de liquidação
  2. Taxa de negociação 
  3. Taxa de registro

Os emolumentos são taxas que refletem ainda o tempo em que a bolsa era menos digitalizada e mais processos burocráticos eram necessários para seu funcionamento, porém mesmo com a evolução da tecnologia não deixaram de existir.

Elas não são as única taxas, existem alguns custos que você deve conhecer mas aqui vamos explicar especificamente sobre os emolumentos. 

Apesar de serem gastos considerados quase como irrisórios é importante estar atento aos emolumentos, seja para conhecer e entender como funciona a taxação de seus investimentos, seja para descontar do valor pago em caso de pagamento de imposto de renda. 

Como são cobrados os emolumentos?

Os emolumentos são calculados automaticamente pela bolsa e cobrados de acordo com cada operação. Isso ocorre independente da corretora, sendo assim não há como escapar para uma corretora “taxa zero” neste caso.

Os emolumentos são cobrados em cada operação ou seja, cobrados para o investidor vendedor e comprador. Mas como o custo dessas taxas é pequeno vários investidores sequer sabem que estão sendo cobradas.

Na tabela a seguir apresentamos os custos dos emolumentos praticados pela B3 em 2020.

Tabela de emolumentos da B3 - 2020

Tipo de investidor
Taxa de negociação
Taxa de liquidação 
Taxa de registro
Total de emolumentos
Pessoas físicas e demais investidores
0,003247%
0,0275%
isento
0,030747%
Fundos e clubes de investimento locais
0,003247%
0,0200%
isento
0,023247%


Para quem realiza operações de day trade as taxas são diferentes.

As taxas de day trade são calculadas de acordo com o volume e são aplicadas de forma regressiva no valor financeiro da operação podendo variar entre 0,023247% e 0,0160%.

Também são diferentes as taxas cobradas em operações de leilões de abertura, de fechamento e em Ofertas Públicas de Aquisição (OPA). O valor cobrado é fixo de  0,0070% se não forem realizadas por clubes de investimentos ou em day trade.

O cálculo do valor dos emolumentos é realizado pela B3 e repassado para as corretoras que o transmitem ao valor que será pago pelo cliente, ou seja não é necessária ação da parte do investidor.

É possível visualizar quanto foi pago de emolumentos através da nota de corretagem. As notas de corretagem estão disponíveis no site da sua corretora.

Entendeu o que são emolumentos? Que tal praticar dando uma olhada em quanto pago na sua última operação? Pegue uma nota de corretagem e confira! 

O bom investidor deve conhecer cada detalhe de seu dinheiro!

Temos mais conteúdos sobre ações e renda variável em nossos canais no YouTube e na nossa seção de artigos, já passou por lá?


Você também pode gostar desses artigos

library_booksTodos os artigosVoltar para o topo