🚀 Participe do maior movimento de multiplicação de capital do mercado financeiro.

Quero conhecer!

O que é intraday?

Intraday é a expressão usada pelo mercado financeiro para se referir ao período diário de negociação das bolsas de valores. Ou seja, intraday corresponde ao tempo entre a abertura e o fechamento do pregão num mesmo dia.

As operações intraday dizem respeito às movimentações que começam e são concluídas num mesmo pregão. Ou seja, o investidor que opera dessa forma “não dorme” com o ativo negociado.

Esses investidores são chamados de “Day Traders”, pois utilizam estratégias diárias - chamadas de operações intraday - para obter ganhos por meio das oscilações do mercado. Nessa mesma lógica, existem algumas outras nomenclaturas para representar esses valores dentro desse período: “preço intraday”, “máxima intraday” e assim por diante.

Outro termo que é muito comum utilizado é o gráfico intraday. Na maioria dos home brokers é possível encontrar esse que mostra o comportamento do ativo durante aquele dia. Com isso, o investidor pode saber como o preço tem oscilado naquele dia e saber se aquele é o melhor momento para comprá-lo ou vendê-lo.

Quais são as operações que acontecem no intraday?

Como já mencionamos, o “day trade” é a negociação mais comum que acontece no intraday. Nessa modalidade, a estratégia se baseia em ter ganhos por meio da compra e venda de ativos num mesmo pregão.

Por meio das volatilidades, os investidores tiram seus ganhos. É importante destacar que essas operações envolvem muito risco e exigem um acompanhamento muito grande dos operadores.

A exemplificação pode ficar melhor quando vemos investidores operando no mercado financeiro usando computadores com várias telas simultâneas. Tudo para acompanhar em tempo real as oscilações do mercado e poder aproveitar as oportunidades do sistema financeiro.

Assim como as ações, essas oscilações também podem acontecer em negociações de opções e derivativos. Menos comuns, essas podem ser boas opções caso os investidores encontrem ativos que estejam precificados de forma equivocada.

O que é Scalper Trading?

Também chamado de Scalping, o Scalper Trading é uma estratégia de compra e venda de ações que tem objetivo lucrar em operações de curto prazo entre pequenas diferenças, mas volumosas transações.

Essa iniciativa acontece por meio da análise gráfica feita por softwares especializados no assunto. Nesse tipo de operação, o que importa é a volatilidade do papel e não se ele é sólido ou tem tendência de valorização no futuro.

Nessa mesma lógica do Scalping, existem também as negociações de “High Frequency Trading” (HTF). Essa tática faz uso de investidores-robôs para realizarem operações de alta frequência e volumes. Tudo também acontece de maneira automatizada por meio de atividades programadas.

É um tipo de atividade mais sofisticado, por isso é feito exclusivamente por grandes instituições financeiras ou mesmo investidores mais qualificados.

Como operar no intraday?

Não existe fórmula certa para o sucesso no mercado financeiro. Ainda mais quando falamos sobre volatilidade de preços. Mesmo assim, é possível seguir algumas dicas importantes que podem auxiliar no rumo das operações no intraday.

A primeira delas é concentrar as atividades na abertura dos mercados, pois esse costuma ser o momento com mais volatilidade e melhores resultados. Para isso, é importante saber usar os mecanismos do sistema financeiro, como o “stop loss” para garantir rentabilidade e evitar altas perdas.

Outra dica é saber estipular as metas e o número de operações diárias. Dentre os ganhos, não é recomendável ganhos maiores que 5% e nem menos de 10 movimentações no intraday.

Para quem opera nesse mercado, prefira sempre os ativos com grande volatilidade, mas sem esquecer dos conceitos técnicos e fundamentalistas para suas escolhas.


Você também pode gostar desses artigos

library_booksTodos os artigosVoltar para o topo