🚀 Participe do maior movimento de multiplicação de capital do mercado financeiro.

Quero conhecer!

IGC: o que é e como funciona esse índice?

O IGC mede o comportamento das empresas que compõem o Índice de Ações com Governança Corporativa Diferenciada. Neste grupo estão todas as instituições listadas como Novo Mercado, Nível 1 e 2 de governança corporativa. 

É considerado um dos parâmetros que mais engloba instituições da bolsa. O indicador foi elaborado pela própria B3 e tem como objetivo demonstrar o desempenho médio das cotações dos ativos que compõem o segmento.

Assim como outros importantes índices setoriais, esse parâmetro não inclui BDRs, nem ativos de empresas que passam por recuperação judicial ou extrajudicial ou papéis com baixíssimo valor de mercado - também chamados de “penny stocks”.

De acordo com o site da B3, atualmente, o IGC é composto por 216 ativos, entre ações e units disponíveis no mercado financeiro. Esses papéis são divididos entre 35 setores importantes da economia. Os principais são: 

  • Materiais Básicos e Mineração;
  • Financiamentos e alguns bancos;
  • Petróleo, Gás e Biocombustíveis;
  • Consumo Cíclico e Comércio;
  • Utilidade Públ / Energ Elétrica

Esses cinco segmentos representam mais da metade da composição do índice. Dentre eles, algumas empresas se destacam e os dez papéis mais relevantes do IGC equivalem a quase metade de todos os 216 ativos da lista.

Confira abaixo quais são esses e quanto é a importância deles no indicador:

  1. Vale (VALE3): 14,08%
  2. Petrobras (PETR4 e PETR3): 8,49%
  3. B3 (B3SA3): 6,06%
  4. Itaú Unibanco (ITUB4): 3,68%
  5. Magazine Luiza (MGLU3): 3,40%
  6. Bradesco (BBDC4): 2,79%
  7. Weg (WEGE3): 2,75%
  8. Banco do Brasil (BBAS3): 2,39%
  9. Intermédica (GNDI3): 2,22%
  10. Grupo Natura (NTCO3): 2,09%

A metodologia para o cálculo é a mesma utilizada em outros importantes índices setoriais da B3. Para isso é levado em consideração a oscilação dos preços e também a distribuição de dividendos dos constituintes. Ou seja, é um índice de retorno total.

Quais são os fundamentos da governança corporativa?

A governança corporativa é uma série de fundamentos de administração que são colocados em prática pelas empresas. É um assunto levado muito a sério pelo mercado financeiro, pois a iniciativa tem como objetivo principal promover confiança e boas práticas de gestão para as companhias que operam na bolsa.

A governança corporativa possui quatro pilares:

  • Regras claras e transparentes para tomada de decisões;
  • Equidade no tratamento de todos os envolvidos no negócio;
  • Prestação de contas;
  • Responsabilidade corporativa.

Atualmente, a B3 conta com cinco diferentes grupos de classificação de governança corporativa: Bovespa Mais, Bovespa Mais Nível 2, Novo Mercado, Nível 2 e Nível 1. Cada modalidade possui regras próprias para as empresas listadas.

Por meio de cada regulamentação, o investidor tem assegurado que as empresas listadas estejam cumprindo uma série de critérios de governança estipulados pela B3. Ou seja, além de promover uma melhora no desempenho administrativo, essa iniciativa garante mais confiança no setor financeiro diante das práticas institucionais.

Para mais detalhes sobre todos os ativos e instituições que compõem o IGC, consulte a página da B3 sobre o assunto (clique aqui).

Você também pode gostar desses artigos

library_booksTodos os artigosVoltar para o topo