EWZS: saiba mais sobre o ETF de small caps brasileiras negociado nos EUA

É muito comum a gente buscar formas de investir no exterior, seja para diversificar patrimônio ou para se expor a uma economia diferentes. Mas também existem oportunidades de ativos no exterior para quem quer investir no Brasil.

Nas bolsas americanas são negociados ETFs que investem em várias economias do mundo, inclusive no Brasil. Um desses ETFs é o EWZS.

O EWZS é um ETF focado nas small caps brasileiras 

O que é o EWZS?

O EWZ ou iShares MSCI Brazil Small Caps é um ETF negociado na NASDAQ - a bolsa “de tecnologia” americana. Sendo uma das maiores bolsas do mundo. 

Existem ETFs brasileiros que investem em small caps mas você ainda que more aqui também pode investir neste ETF se quiser se expor em dólar.

Como funciona o EWZS? 

O EWZS usa o mesmo índice de referência que os ETFs de small caps brasileiros, o índice SMLL elaborado pela B3. Sendo assim busca uma performance aproximada a do índice.

Para conseguir replicar o desempenho das small caps brasileiras o EWZS compra os recibos de ações aqui do Brasil, as ADRs (American Depositary Receipts).

As ADRs funcionam basicamente para o mercado americano como as BDRs funcionam para o brasileiro. As ADRs possuem lastro em ativos brasileiros porém são negociadas diretamente no exterior.

Esse é um meio para que investidores estrangeiros se exponham nas small caps brasileiras de forma diversificada.

Todavia, esse ativo representa um conjunto de empresas brasileiras negociadas em dólar, e devido a essa dolarização o câmbio pode afetar o desempenho do ativo.

Isso ocorre se o índice tiver uma boa performance mas se o real estiver bastante desvalorizado frente ao dólar, o EWZS não será tão impactado pela valorização, pois perde com o câmbio.O contrário também é válido, em uma desvalorização do dólar frente ao real pode ocorrer uma melhora artificial do desempenho do ETF.

Sendo assim, não dá para afirmar que o desempenho do EXZS será proporcional ao do índice SMLL ou mesmo de algum ETF brasileiro que replica esse índice.

O desempenho do EWZS é uma junção do desempenho do índice mais a variação cambial.

Principais empresas que compõem o EWZS

Como dito, o EWZS replica o índice SMLL de small caps brasileiras, dessa forma não há diferença nas empresas que compõem qualquer ETF que replique este índice.

Vamos listar a seguir empresas que possuem maior participação no índice:

  • Azul
  • Banco Inter 
  • Bradespar
  • BR Malls
  • IRBR
  • Qualicorp
  • TAESA
  • YDUQ

Vemos que são de setores bem variados da economia: financeiro, varejo, imóveis, saúde e energia.

Essa é uma das principais vantagens de investir em um ETF como o EWZS, você se expõe de forma bastante diversificada. 

Ainda, o investimento em small caps é bastante interessante, pois essas ações têm grande potencial de valorizar e assim trazer bons lucros para o investidor.

Como investir no EWZS?

Para investir no ETF EWZS você precisa abrir conta em uma corretora americana, assim terá acesso a esse e outros ativos negociados na NASDAQ.

Quem quer investir no exterior é interessante conhecer os ETFs brasileiros também, mesmo que seja para acompanhar as performances do mercado nacional.

Para mais conteúdos de investimentos nos siga nas redes sociais e acesse nossa seção de artigos.


Você também pode gostar desses artigos

library_booksTodos os artigosVoltar para o topo