Índice DXY: o que é e por que é importante?

No mercado financeiro a utilização de índices e indicadores é essencial para que se possa entender e avaliar a performance de ativos.

Muitos desses índices são compostos de comparações entre ativos que servem para indicar o desempenho desses perante outros.

Um dos principais ativos no mercado é o dólar que por se tratar da moeda da maior economia do mundo sendo a base para negociação de diversos produtos influi muito no preço de outros ativos e até mesmo nas relações econômicas.

Dessa forma torna-se essencial verificar sua performance e o DXY é um índice que ajuda a medir isso, vamos conhecer neste artigo esse índice e por quê é tão importante para a economia.

O que é o índice DXY?

O DXY ou dólar index é um índice que tem por objetivo avaliar o desempenho do dólar em relação a outras 6 moedas de países que são fortes parceiros comerciais americanos. O índice se relaciona em forma de comparação com as outras moedas. 

Caso o dólar suba, ou seja, se valorize frente às demais moedas que fazem parte do índice, ele sobe também.

Como funciona o DXY?

O DXY é calculado a partir da comparação da cotação do dólar com seis moedas de grande relevância para o mercado americano:

  • Euro - da zona do Euro
  • Iene - do Japão
  • Libra - do Reino Unido
  • Dólar canadense - do Canadá
  • Coroa Sueca - da Suécia
  • Franco Suíço - da Suíça

Percebe-se que apesar das moedas se concentrarem em países europeus ainda há outros países muito importantes na composição do índice, o Canadá, vizinho dos EUA e o Japão, grande potência asiática.

Para o cálculo do índice é feita uma ponderação entre as moedas, priorizando as que tem maior importância:

  1. Euro - 57,6%
  2. Iene - 13,6%
  3. Libra esterlina - 11,9%
  4. Dólar canadense - 9,1%
  5. Coroa sueca - 4,2%
  6. Franco suíço - 3,6%

O Euro sendo de grande importância para a economia mundial e de grande relevância pela quantidade de países que o utilizam se encontra em destaque no índice sendo responsável pela maior parte de sua ponderação.

Esses países das moedas escolhidas para a composição do índice possuem em comum o alto nível de desenvolvimento econômico, o que torna visível a relação entre dólar e o estado de uma economia local. 

Importância do índice DXY para a economia

O DXY é um índice muito relevante nos estudos econômicos pois permite não apenas avaliar o comportamento do dólar enquanto moeda de transações comerciais mas também é utilizado para observação do desempenho de moedas de países emergentes frente ao dólar.

Quando analisado o comportamento do índice em relação a grandes eventos de crise é observado que o dólar se valoriza em meio às incertezas conservando parte de sua capacidade de reserva de valor.

O comportamento do índice pode ser influenciado pela política monetária americana e desse modo deve-se atentar aos movimentos de mercado.

O índice DXY ainda é muito utilizado para se estudar a formação de mercados futuros que são influenciados pela moeda americana.

Estar atento aos movimentos do mercado é essencial para melhor interpretar suas ações e o estudo dos índices auxilia muito nessa atividade.

Aprenda mais sobre investimentos e educação financeira com o Yubb, acompanhe nossos conteúdos educativos no nosso site.


Você também pode gostar desses artigos

library_booksTodos os artigosVoltar para o topo