Como funciona a pré-abertura da bolsa de valores?

Quem está iniciando na bolsa com certeza já percebeu que não dá para negociar nahora que a gente bem quer, existem horários certos para poder operar seus investimentos.

O período do dia em que são feitas as negociações na bolsa de valores é conhecido como pregão. Entender como acontece o pregão é o mínimo necessário tecnicamente para você mesmo operar seus investimentos, ou ao menos saber como funcionam as operações.

Uma das maiores dúvidas quando se fala de pregão é sobre a pré-abertura do mercado.

Neste artigo vamos explicar tudo que você precisa saber para entender o que é e como funciona a pré-abertura da bolsa de valores.

Antes de tudo você precisa entender: o que é pregão?

Se você ainda não está familiarizado com esse termo precisa entender bem, o pregão é o período no dia em que é possível realizar negociações na bolsa de valores. Esse período é dividido em algumas etapas e a pré-abertura é uma delas.

O que é a pré-abertura da bolsa?

Pré-abertura é a segunda etapa do pregão, apesar de não ser um momento de operação de todos investidores e até mesmo um pouco desconhecido do investidor pessoa física, essa etapa é muito importante para a definição de preços na abertura do mercado.

A pré-abertura engloba quase todos os mercados da nossa bolsa de valores, exceto o mercado a termo.

Como funciona a pré-abertura da bolsa de valores?

A pré-abertura ocorre no momento que antecede as negociações de mercado, após o período de cancelamento de ofertas que ficaram sem ser atendidas na negociação do dia anterior.

O horário de funcionamento da pré-abertura é das 09h45 da manhã até as 10 horas, são 15 minutos para que os investidores registrem suas ordens de compra e de venda. Esse horário pode sofrer alterações ao longo do ano, pois a bolsa brasileira busca manter a paridade de horário de funcionamento dos mercados americanos.

Essas ordens, porém, não serão executadas neste período. Somente após a abertura do mercado às 10 horas é que serão realizadas as operações.

É importante destacar ainda que o registro dessas ordens não implica que no momento de abertura do mercado elas serão necessariamente aceitas. É necessário que as ordens de compra e venda se casem. 

Na pré-abertura o mercado funciona como um leilão, as ordens que foram enviadas serão analisadas e será definido um preço teórico de abertura. A partir desse preço teórico que as negociações irão se concretizar no momento da abertura do mercado.

Ou seja, quando a bolsa abrir as ordens de compra que se encontrarem acima do preço que foi definido como preço teórico de compra serão executadas e as de venda abaixo desse preço também serão executadas.

Qualquer investidor pode participar sem qualquer distinção, basta enviar as ordens durante o leilão.

Importância da pré-abertura

A pré-abertura é muito importante para o mercado por seu caráter definidor de preços dos ativos, as ofertas registradas neste período irão guiar os preços no momento da abertura.

Devido a sistemática de funcionamento, o leilão de pré-abertura garante organização durante a formação do preço inicial.

Assim, é garantido o equilíbrio básico nos preços para o início das negociações do mercado.

Após conhecer a pré-abertura, você vai participar de um leilão? Tinha noção desse processo de formação de preço? Realmente é muito importante compreender bem como ocorrem as negociações para se tornar um bom investidor.

Conte com o Yubb para mais conteúdos educativos de investimento, conheça nosso trabalho!


Você também pode gostar desses artigos

library_booksTodos os artigosVoltar para o topo