Como funciona a plataforma PUMA da B3?

O mercado financeiro evoluiu muito desde as negociações de balcão como eram feitas antigamente. A necessidade de processos digitais trouxe os sistemas informatizados para a bolsa de valores. Com o passar do tempo surgiu a necessidade de processos cada vez mais rápidos e seguros e a bolsa sempre buscando se manter atualizada e garantir um sistema financeiro eficiente atualizou seus sistemas também.

Dessa necessidade de aprimoração e melhoria do sistema financeiro da B3 nasce a plataforma PUMA que concentra hoje os sistemas eletrônicos de negociação da B3. Conheça tudo sobre a plataforma PUMA neste artigo.

O que é a plataforma PUMA?

A plataforma PUMA cujo nome deriva de Plataforma Unificada Multiativos Trading System é o sistema eletrônico de negociação de ativos financeiros da B3.

Esse sistema foi desenvolvido conjuntamente com o CME Group que é o controlador da bolsa de Chicago, apesar de não estar entre as maiores em ativos, é a maior bolsa de contratos futuros do mundo.

A plataforma foi testada durante 2 anos antes de sua implantação e migração definitiva que ocorreu em 2013, sendo que a segurança e a agilidade nas transações são pontos fortes dessa nova tecnologia.

História da PUMA

Como você deve saber a B3 é a fusão da BM&F e da Bovespa, e desde a fusão das instituições alguns sistemas foram se renovando e outros continuaram em uso, de forma que antes da implantação do PUMA existiam quatro sistemas de negociação funcionando. Era um sistema para a negociação de ações e opções, o Mega Bolsa; o Bovespa Fix para os ativos de renda fixa, o SisBex para títulos públicos e o Global Trading System que era o já utilizado pela BM&F para os derivativos.

A migração para o PUMA foi realizada de forma gradual iniciando com os títulos imobiliários sendo finalizada em 2013.

Importância do PUMA

A adoção de um sistema único para as negociações de ativos pela bolsa de valores é muito importante para a agilidade das transações, com o aumento de investidores a cada ano é necessário que a B3 esteja preparada para receber um maior volume de movimentações.

Não menos importante um sistema moderno e com o respaldo que a Plataforma Unificada Multiativos possui, garante a segurança para que investidores entrem no mercado financeiro e para que empresas também se sintam atraídas a abrir seu capital. Sendo que todas as negociações são feitas pelo mesmo sistema é mais fácil para a B3 garantir o controle de informações e proteger os dados dos clientes.

O controle de risco também é uma prioridade do PUMA como assegurado pela própria B3.

Para o investidor é importante entender que o PUMA concentra as operações de forma que todo o suporte às negociações é realizado na mesma plataforma. Ainda, é constante a busca por atualizações e melhorias que quando concentradas em um único sistema torna mais fácil os procedimentos de inovação em cima do produto.

Conheça mais sobre a bolsa de valores, acompanhe o Yubb e tudo que acontece de mais importante no mercado financeiro, basta nos seguir nas redes sociais e ficar atento as nossas publicações no nosso site.


Você também pode gostar desses artigos

library_booksTodos os artigosVoltar para o topo