Qual é o rendimento da poupança?

A poupança ainda é a aplicação mais popular do Brasil, e, em muitos casos, continua sendo a porta de entrada para o mundo dos investimentos.

Um dos motivos é a simplicidade da aplicação. Isso ocorre porque a taxa é pré-estabelecida pelo governo, logo a sua rentabilidade é a mesma em todos os bancos.

Entretanto, os baixos rendimentos da poupança estão fazendo muitos investidores abandonarem a modalidade. Até mesmo os mais conservadores já estão migrando para alternativas mais lucrativas.

A seguir, veja como calcular os rendimentos da poupança, e entenda por que esse investimento perdeu tanto prestígio nos últimos anos.

Quanto rende a poupança?

A resposta é: depende!

Isso porque a rentabilidade da poupança não tem um rendimento fixo. Ao contrário, ela depende da variação da taxa Selic.

Para os depósitos anteriores a 4 de maio de 2012, a rentabilidade da poupança é 0,5% ao mês + taxa referencial (TR).

Quanto às aplicações realizadas a partir de 2012, a remuneração é a seguinte:

- Quando a Selic estiver abaixo de 8,5% ao ano, a poupança pagará 70% dessa taxa mais a Taxa Referencial (TR)

- Por outro lado, se a Selic for superior a 8,5% ao ano, o rendimento será de 0,5% ao mês mais a TR.

Por sua vez, a TR é uma taxa que foi criada nos anos 90, época em que o Brasil sofria com a hiperinflação. Na ocasião, o objetivo dessa taxa era servir de referência para os preços, controlando, dessa forma, a inflação.

Entretanto, desde setembro de 2017, a TR está zerada. Por isso, atualmente a Selic é a verdadeira referência da taxa da poupança.

Rendimento acumulado da poupança em 2020

De janeiro a setembro, o rendimento nominal da poupança foi o seguinte:

Mês/2020
Rendimento mensal
Janeiro
0,25%
Fevereiro
0,25%
Março
0,24%
Abril
0,21%
Maio
0,21%
Junho
0,17%
Julho
0,13%
Agosto
0,13%
Setembro0,12%
Outubro
0,12%
Acumulado 
1,88%

(Fonte: Bacen)

Entretanto, para sabermos o rendimento real da poupança, devemos descontar a inflação do valor nominal do período, que foi de 2,04%. Ou seja, em 2020, a poupança acumula perda de 0,28% de janeiro a setembro.

Cabe lembrar, também, que em 2019 a poupança também não teve ganho real. No ano passado, o seu rendimento acumulou perda de 0,05%, ficando, praticamente, empatado com a inflação.

E qual a projeção da poupança para 2020?

Com a Selic a 2% e os preços em alta, a expectativa é de que a poupança, até o final do ano, continue rendendo menos do que a inflação.

Recentemente, o mercado piorou a previsão de inflação para o final do ano. Nesse sentido, o novo IPCA previsto para o fim de 2020 passou a ser de 2,47%, contra 1,94% há pouco mais de um mês.

Para concluir: vale a pena deixar dinheiro na poupança?

Por tudo o que vimos, a resposta é não. Isso porque existem diversos investimentos de liquidez imediata e que proporcionam ao investidor ganhos bem maiores do que a poupança.

Veja em nosso blog algumas modalidades de renda fixa bem mais rentáveis do que a poupança.

Você também pode gostar desses artigos

library_booksTodos os artigosVoltar para o topo