Letra Hipotecária (LH) o que é e como funciona?

Letra Hipotecária é um investimento em renda fixa emitido por instituições financeiras para usarem como recursos para hipotecas. São ativos lastreados em créditos imobiliários, pouco conhecidos pois são menos utilizados que outros papéis.

Podem ser emitidos por instituições financeiras diversas, como bancos, companhias hipotecárias, sociedades de crédito imobiliário, dentre outras.

A remuneração paga pode ser prefixada, pós-fixada ou híbrida por meio da indexação de taxas de inflação, como o IPCA ou IGP-M. O grande atrativo aqui é a isenção do imposto de renda sobre os rendimentos.

É considerada de baixo risco porque conta com o aporte financeiro do Fundo Garantidor de Créditos (FGC) – que é uma associação de bancos e outras empresas que asseguram um valor de até R$ 250 mil por CPF caso a emissora da Letra passe por problemas e não consiga cumprir suas obrigações (o teto desse benefício pode chegar até R$ 1 milhão).

O que é hipoteca e o que isso tem a ver com a Letra Hipotecária?

Hipoteca é uma categoria de empréstimo onde o cliente coloca um imóvel como garantia para receber um determinado valor. É nesse momento que entram as Letras Hipotecárias, pois elas vão lastrear essa operação, possibilitando a instituição financeira a captar recursos e efetuar esse empréstimo ao cliente.

Ou seja, para que as letras hipotecárias sejam negociadas, as instituições devem fazer mais negociações de hipoteca. Esse é um dos motivos pelo qual as letras hipotecárias são menos conhecidas e menos usadas do que as outras modalidades de investimento.

Quais as semelhanças e diferenças entre LCI e LH?

Embora ambas atuem em investimentos do setor imobiliário, as Letras de Crédito Imobiliário e Letras Hipotecárias possuem finalidades distintas para aplicação dos recursos. As LHs são destinadas exclusivamente às operações de hipotecas e as LCIs financiam outros tipos de projetos do setor.

Ainda assim, ambas possuem isenção de imposto de renda sobre os rendimentos e também são garantidas pelo FGC, tornando-as um investimento de baixo risco. Nos últimos anos, as ofertas de LCI foram muito superiores às de LH – deixando essa última em quase desuso. No entanto, ela ainda é uma boa alternativa quando estiver disponível na instituição financeira que você estiver procurando.

Onde encontrar Letras Hipotecárias?

As Letras Hipotecárias podem ser negociadas em bancos múltiplos com Carteira de Crédito Imobiliário, associações de poupança e empréstimo, sociedades de crédito imobiliário, companhias hipotecárias e até mesmo nas corretoras.

Por conta dessa diversidade de instituições, não existe um valor mínimo para cada ativo desse tipo. As rentabilidades, datas de vencimento e outras características variam muito de instituição a instituição. No entanto, geralmente, as LHs possuem longas datas de vencimento (podendo chegar a três décadas).

Ainda assim, a liquidez de alguns papéis pode ser semestral. Por conta disso, é um tipo de investimento destinado para investidores que buscam ganhos a médio e longos prazos.

Você também pode gostar desses artigos

library_booksTodos os artigosVoltar para o topo