7 motivos para investir em fundos imobiliários

Os FIIs estão em ascensão muito grande no mercado, devido aos inúmeros pontos positivos que eles oferecem ao investidor, como por exemplo, proporcionar uma facilidade no que diz respeito ao acesso à determinados imóveis que ele não conseguiria caso decidisse por investir diretamente neles.

Fique com a gente e conheça 7 motivos que vão fazer você se interessar por essa modalidade de investimento!

O que é um Fundo de Investimento Imobiliário?

Um fundo de investimento imobiliário pode ser definido como uma comunhão de recursos advindos de pessoas que investem no mercado imobiliário. Essas pessoas são chamadas de cotistas.

Esse fundo comprará participações em imóveis, podendo eles serem shoppings, lajes corporativas, prédios comerciais, centros logísticos e outros papéis do mercado financeiro, sempre atrelados ao mercado imobiliário.

Se você tem cadastro em uma corretora, é possível comprar e vender cotas de um fundo na bolsa de valores, de forma fácil e rápida, sem aquele monte de certidão, reformas e outras documentações, que você teria que lidar caso decidisse por comprar o imóvel diretamente.

Mas é claro, não é aconselhável que você faça isso sem uma estratégia e sem conhecer o fundo e sua gestão.

7 motivos para investir em fundos imobiliários

1. Diversificação

A diversificação é muito importante nos investimentos, e você consegue isso investindo em FIIs, pois com poucos recursos é possível fazer aplicações em vários fundos, trazendo rentabilidades diferentes, oferecendo, então, equilíbrio.

2. Gestão profissional

O gestor do fundo, bem como as outras pessoas responsáveis, são especialistas no setor imobiliário, e irão alocar seus recursos de maneira profissional, portanto você não precisa ter conhecimento ou experiência.

O que deve ser examinado por você é a estratégia daquele fundo, seus resultados, tal como outras informações relevantes, além de compreender o seu perfil de investidor e estratégia de investimentos.

3. Sem burocracia

Umas das diferenças entre comprar ou vender um imóvel diretamente e aplicar em um FII é a redução absurda de burocracias que você teria que arcar, como por exemplo, certidões e outras documentações, além de todo o processo ser lento.

Para comprar ou vender um FII, basta apenas ter conta em alguma corretora, entrar no home broker e enviar uma ordem.

4. Liquidez

Há fundos com bastante liquidez, não te deixando engessado na hora de comprar ou vender. O imóvel físico tem uma característica que é a lentidão de executar um processo de venda, seja na prospecção do comprador ou na duração do processo depois da venda, já os FIIs se destacam pela rapidez nessa operação.

5. Compra e venda proporcional ao que você tem e precisa

Imagine que você precise de dinheiro e, para conseguir o montante que deseja, está pensando em vender sua casa. E vamos supor, ainda, que sua necessidade seja apenas de metade do valor que vale ela. Você concorda que não dá para vender só a metade da casa para conseguir apenas a quantidade de dinheiro que precisa e que, nesse caso, terá que se desfazer dela toda?

Então, um outro ponto interessante do FII é justamente possibilitar o investidor a se desfazer das suas cotas em um montante proporcional ao que ele, de fato, precisa.

6. Recebimento de aluguéis

Os FIIs distribuem renda proveniente dos aluguéis dos imóveis que os compõem. Já pensou, todo mês, receber aluguel sem dor de cabeça com inquilino? Pois isso é possível!

7. Isenção de IR:

O aluguel que é distribuído entre todos os cotistas mensalmente é isento de IR, desde que o investidor não tenha mais do que 10% da totalidade de cotas do fundo, além do mais, o fundo deve ter suas cotas negociadas na bolsa de valores e possuir mais de 50 cotistas.

As vantagens dos FIIs são bastante interessantes, e a dica que eu dou é, se você gostou e está pensando em investir, busque conhecer todas as características inerentes à essa modalidade de fundo, pois isso certamente te ajudará a tomar uma decisão assertiva.

Aqui no Yubb nós temos outros artigos abordando Fundo Imobiliário, portanto, se você quer saber mais, é só pesquisar! 

E aí, gostou das vantagens?


Você também pode gostar desses artigos

library_booksTodos os artigosVoltar para o topo