🚀 Participe do maior movimento de multiplicação de capital do mercado financeiro.

Quero conhecer!

Fundo de ouro: vale a pena investir?

Se você pensa em investir em ouro, saiba que a forma mais fácil de fazer isso é por meio de fundos que investem no metal. Nesse artigo, mostraremos como são essas aplicações.

Continue a leitura, e decida se esse investimento vale a pena para você!

O que é um fundo de ouro e como ele funciona?

Um fundo de ouro é classificado como fundo multimercado. Nesse sentido, ele investe a maior parte do patrimônio em ativos lastreados em ouro, como contratos futuros e ETFs de ouro, por exemplo.

Da mesma forma que outras modalidades da categoria, os fundos de ouro também possuem gestores, que selecionam e acompanham os ativos que formam a carteira. Por isso, é uma forma bem mais simples e acessível de investir no metal. Ou seja, é necessário bem menos dinheiro para investir nesses fundos do que no metal físico.

Basicamente, existem 3 diferentes tipos de fundos de ouro no mercado:

Fundo de ouro em real

Esse fundo não fica exposto à oscilação do câmbio, pois segue somente a variação do metal. Nesse sentido, sua exposição é restrita ao próprio metal e a contratos futuros.

Fundo de ouro em real + CDI

Já nessa modalidade, o fundo segue a variação do preço do ouro somado ao CDI. Dessa forma, busca alcançar melhor resultado do que somente a variação do preço do metal. Por isso, essa estratégia é mais adequada para quem investe com vistas no médio e longo prazo.

Fundo de ouro + dólar

Por fim, há o fundo de ouro que acompanha a variação do dólar. Esse fundo investe em ativos que seguem a variação do dólar, sem proteção cambial. No caso dessa modalidade, é importante acompanha-la com mais frequência do que as anteriores, por causa das oscilações diárias da moeda.

Vale a pena investir em fundo de ouro?

Se o seu principal objetivo é a reserva de valor do seu patrimônio, a resposta é sim.

Além disso, os fundos de ouro apresentam outras vantagens. Vejamos algumas delas:

Fundos são a forma mais fácil de investir em ouro

Como vimos, para investir nesses ativos, basta comprar as cotas dos fundos. E isso demanda bem menos dinheiro do que comprar as barras físicas do metal.

Diversificação da carteira

Os fundos de ouro também são uma boa forma de diversificar as aplicações. Nesse sentido, eles servem também para proteger a carteira, pois suavizam a queda que outros investimentos possam sofrer. Dessa forma, por não sofrerem tantas oscilações, conseguem manter a rentabilidade total relativamente estável.

O valor do ouro aumenta em momentos de crises

Por fim, é importante observar que, em momentos de turbulências, o valor do ouro anda no sentido contrário à maioria dos ativos. Historicamente, ele é o único ativo que conseguiu manter valor durante toda a história.

Nesse artigo, falamos mais sobre o ouro e sobre as diversas formas de se investir no metal.


Você também pode gostar desses artigos

library_booksTodos os artigosVoltar para o topo