Asset management: o que é e como funciona?

Com certeza você já ouviu falar ou leu em algum lugar sobre asset management. Esse termo é muitas vezes confundido por ser utilizado como sinônimo para duas áreas do mercado financeiro que não deixam de ser relacionadas, mas que não são a mesma coisa.

Nem todo mundo tem condições de administrar o próprio dinheiro, seja por falta de tempo, seja por falta de conhecimento, ou outros fatores. Isso leva pessoas com o mais variado nível de patrimônio a terceirizar a gestão dos seus ativos. 

É justamente nessa atuação que se encontra a asset management. E você vai saber tudo que precisa neste artigo.

O que é asset management?

Asset management é um termo que significa gestão de ativos. O que de forma genérica descreve bem esse conceito. As asset management são instituições que realizam a gestão de ativos de seus clientes, isso implica todas as movimentações e operações que tem como foco preservar e rentabilizar o capital.

É muito comum achar que toda gestora de fundo é uma asset management, todavia, no sentido mais restrito, fazer uma gestão de fundos não significa necessariamente ser asset management. Mas, o termo pode ser utilizado para descrever a atividade de gestão de fundos também.

Como funciona uma asset management?

Asset management pode ser considerada uma terceirização da gestão do seu dinheiro, tendo em vista que o papel dessa instituição será tomar as decisões de alocação do seu patrimônio.

Para fazer uma boa gestão do patrimônio do cliente a asset management conta com equipe de trabalho focada em buscar oportunidades que maximizem as relações entre risco e rentabilidade. 

Dessa forma é muito importante que quem se interessar por esse tipo de serviço procure conhecer bem o histórico da gestão.

O serviço da asset management pode ser interessante principalmente para quem não tem conhecimento e tempo de investir de forma individual ou se sente inseguro e prefere buscar profissionais especializados.

Ainda que esse tipo de serviço seja mais buscado por quem tem maior quantidade de patrimônio investido, quem possui menores quantidades de valores também pode contratar uma gestora. Todavia, deve-se ficar atento aos custos desse serviço para ter uma noção se realmente compensa.

No serviço da asset management os objetivos do cliente para o dinheiro são observados  porém as decisões de como será direcionado esse valor fica por conta do gestor.

Para tanto o gestor se mune de informações, conhecimento e experiência no lidar com  o dinheiro.

A atividade de gestão de recursos é regularizada pela CVM.

Diferença entre asset management x gestora de fundos

Aí é que está a principal diferença entre a asset management e a gestão de um fundo. Apesar de toda gestora de fundo fazer asset management, nem toda asset management é uma gestora de fundo.

Isso ocorre pois no trabalho da gestão de ativos não é obrigatório a constituição de um fundo. Além de que na asset management os ativos podem ser constituídos de outras naturezas que não investimentos financeiros.

Esperamos ter esclarecido todas suas dúvidas sobre as asset management. Conheça outros conceitos de investimentos na nossa seção de artigos!

Você também pode gostar desses artigos

library_booksTodos os artigosVoltar para o topo