🚀 Participe do maior movimento de multiplicação de capital do mercado financeiro.

Quero conhecer!

6 dicas para controlar as suas finanças

Ter o controle financeiro não é uma tarefa fácil. Mesmo os profissionais da área podem cair nas armadilhas das dívidas. É preciso muita disciplina e foco para manter uma tranquilidade econômica.

Para isso, nós listamos algumas dicas para quem deseja ter mais estabilidade financeira:

1. Registre seus gastos

O primeiro passo para uma organização financeira é o registro de todas as atividades. Pode parecer chato, mas essa é a única forma de saber como o dinheiro entra e para onde ele vai. 

Ou seja, nessa etapa é preciso saber quanto exatamente é a receita e como andam as despesas. Uma das dicas é centralizar o consumo em um único lugar. Pode ser feito manualmente, mas o mais usual é fazer uso das tecnologias.

Existem plataformas digitais que auxiliam muito no controle financeiro e são facilmente executáveis. Alguns aplicativos estão disponíveis para Android e IOS como GuiaBolso, Mobills, Orçamento Fácil.

2. Resolva suas dívidas

Essa dica é para aqueles que possuem alguma dívida ou até mesmo prestações futuras a serem pagas. Para essas pessoas, é recomendado mais cautela na hora de adquirir novos bens. Ou seja, o foco deve favorecer a quitação dessas despesas.

Principalmente, se elas estiverem atreladas a altas taxas de juros, como é comum nos cartões de crédito, cheque especial e empréstimos pessoais. Nessas ocasiões, é recomendado também a renegociação da dívida e dos juros.

3. Organize suas despesas

Divida suas despesas entre três grupos: gastos essenciais, eventuais e desnecessários. No primeiro deles, inclua os custos de moradia, alimentação e transporte. Nos eventuais, coloque aqueles gastos que surgiram de forma repentina, mas que na ocasião foram necessários. E, por fim, defina as despesas desnecessárias do seu orçamento.

Essa categorização pode parecer óbvia no momento da compra, mas só damos conta do montante total depois que anotamos todos os nossos gastos. 

Consequentemente, só conseguimos fazer alguma mudança de hábito depois que percebemos como está a nossa vida financeira.

4. Procure meios para economizar

Somente depois de cumprir as três dicas anteriores é possível saber por onde começar a economizar. Ou seja, reduzir os gastos desnecessários é um dos primeiros passos para que você tenha sempre uma sobra no final do mês.

Além disso, com toda sua vida financeira colocada no papel, fica mais fácil enxergar formas para reduzir as despesas e otimizar sua receita. Nesse momento, moderação é a palavra-chave para ter o controle financeiro.

5. Pense antes de gastar

Alguns hábitos são importantes para evitar o descontrole financeiro: o primeiro deles é pensar antes de gastar. Isso porque muitas pessoas compram por impulso e, por vezes, adquirem produtos ou serviços que de fato não precisam.

Além disso, é essencial comparar preços e efetuar operações que caibam no seu orçamento. Por exemplo, as prestações em dez ou doze vezes chegam a ser muito atrativas pois diminuem muito o valor pago mensalmente. No entanto, é preciso ter noção que aquela parcela estará no seu orçamento por quase um ano.

6. Estabeleça metas

A organização financeira é a soma de todas essas cinco dicas anteriores. A partir delas, é possível construir um planejamento onde são estabelecidos os seus objetivos.

Neste momento, é fundamental colocar no papel quais são os sonhos e próximas metas. Com isso em mente, as pequenas conquistas se tornam estímulos para criar um hábito financeiro saudável e controlado.


Você também pode gostar desses artigos

library_booksTodos os artigosVoltar para o topo