Proteção de capital: quais investimentos são bons para isso?


Muitas pessoas já estão dando o primeiro passo rumo a uma vida financeira mais saudável que é iniciar os investimentos. Ainda que você já tenha quitado suas dívidas, guardado um dinheirinho e começado a investir um passo é importantíssimo realizar a proteção do seu capital. 

Mas do que proteger seu capital? Bem, muitos fatores afetam seu dinheiro de diferentes formas, sendo que em muitas delas você pode “perder” dinheiro e não estamos falando só de renda variável.

Mas calma, não se preocupe, existem investimentos que podem garantir a proteção necessária para seu capital, saiba mais neste artigo!

O que você vai aprender:

  • Principais riscos de perda de capital
  • Quais investimentos são bons para proteger seu capital
  • Estratégias para não perder dinheiro

Principais riscos de perda de capital

Diversos fatores podem ocasionar a perda do capital, seja ele investido ou não. Os mais importantes são a inflação, a desvalorização da moeda e crises. 

A inflação ocorre quando há o aumento generalizado de preços em um período, isso faz com que o poder de compra do seu dinheiro diminua, de forma que o capital necessário para realizar as atividades rotineiras deve aumentar seguindo no mínimo a inflação para que você não tenha que mudar seus padrões de vida

A desvalorização da moeda é um fenômeno que ocorre por diferentes motivos e também está ligada a inflação, afetando também o seu capital investido, com a desvalorização da moeda quem está exposto totalmente em moeda nacional acaba por ter também seu capital desvalorizado.

As crises são eventos que impactam seus investimentos de forma bastante forte levando a perdas de valor em pouquíssimo tempo e que podem ter consequências até mesmo no longo prazo.

Quais investimentos são bons para a proteção de capital?

Existem bons investimentos que podem te proteger desses riscos, conheça alguns:

Ouro

O ouro é uma reserva de valor que já foi provada ao longo do tempo. Como já foi utilizado inclusive como lastro para moedas o ouro tende a performar melhor em momentos de crise pois representa a segurança da reserva de valor.

Você pode investir em ouro através de fundos no mercado financeiro. Além do ouro, pode-se investir também em prata ou outros metais preciosos.

O Yubb possui um artigo que te ensina como investir em ouro, para saber mais clique aqui.

Dólar - moeda estrangeira

Outra forma de se proteger de desvalorizações do patrimônio é através da exposição em moedas estrangeiras, sendo o dólar a mais fácil e mais indicada.

Como o dólar é a moeda da maior economia do mundo ao se expor a esse ativo você consegue proteger seus investimentos.

Investimentos em dólar podem ser feitos através de ETFs, ações americanas, fundos de investimentos e BDRs além da compra da moeda em si

Fique atento aqui pois, ao se expor no mercado de renda variável você ainda possui o risco da volatilidade dos ativos.

Títulos Públicos atrelados à inflação 

O investimento em títulos públicos já é considerado bastante seguro devido ao baixo risco de crédito do governo.

O títulos que possuem relação com o índice de mensuração da inflação, como os Tesouro IPCA permitem que você tenha uma rentabilidade acima da inflação de modo que não perca seu poder de compra.

Estratégias para não perder dinheiro

Algumas estratégias também ajudam você a proteger seu patrimônio. A diversificação é uma delas, então busque realizar uma alocação de ativos de forma que não dependa de nenhum, seja para ter rentabilidade ou mesmo para proteger seus investimentos.

Preservar o patrimônio requer atenção ao mercado e preparação para enfrentar as situações que não são previstas.

Fique de olho nos conteúdos do Yubb para se preparar melhor!

Você também pode gostar desses artigos

library_booksTodos os artigosVoltar para o topo