Por que não investir em título de capitalização?

Frequentar bancos faz com que tenhamos acesso a várias aplicações. Sempre aparece algum funcionário ofertando um produto novo para você. Um desses produtos que acabam seduzindo muitas pessoas é o título de capitalização que é ainda muito popular no país.

Os prêmios são atraentes e o retorno parece até interessante, mas o título de capitalização não é um investimento! Ele é uma mistura de poupança com loteria. Então, se seu objetivo for jogar e concorrer em sorteios, essa aplicação é para você. Agora, se você realmente quer investir fique fora dessa!

Neste artigo vamos te explicar como o título de capitalização funciona e porque não vale a pena você colocar o seu suado dinheirinho neste produto financeiro.

O que você encontrará aqui:

  • O que é título de capitalização?
  • Como funcionam os títulos de capitalização?
  • Por que não investir em títulos de capitalização?

O que é título de capitalização?

Título de aplicação não é um investimento e sim um título de crédito oferecido pelos bancos e regulado pela SUSEP - Superintendência de Seguros Privados.

O título de capitalização já possui datas e regras estabelecidas no contrato, se tornou popular pois parece uma forma atraente de guardar - apenas guardar - dinheiro já que ao mesmo tempo você concorre a prêmios “sem pagar a mais” por isso.

Existem diversos tipos de títulos de capitalização, mas geralmente eles funcionam da mesma forma, vamos entender bem!

Como funcionam os títulos de capitalização?

Os títulos de capitalização são oferecidos em agências bancárias como uma opção de guardar dinheiro no banco concorrendo a prêmios de forma que no final do prazo estabelecido você poderá resgatar o dinheiro aplicado em totalidade corrigido ainda por uma taxa de referência.

Isso realmente parece atrativo. Só parece.

O problema dos títulos de capitalização é que o valor aplicado é divido em três partes: uma para a manutenção administrativa do título, uma que é rentabilizar e a outra que serve para custear os prêmios que serão sorteados - ou seja, você já está pagando o sorteio, cuidado!

Dessa forma, você já percebe que nem todo o dinheiro que você guardou está rendendo para você.

Para retirar o dinheiro aplicado em totalidade você deve mantê-lo durante todo o prazo, o que não é comum, ou seja o investidor retira antes o dinheiro e não recebe todo o valor que aplicou de volta.

Por que não investir em títulos de capitalização?

A resposta já é simples: porque não é um investimento de verdade! 

O título de capitalização rende muito pouco comparado com outras opções de aplicação do mercado financeiro que além de rendimento superior também possuem liquidez muito melhor.

Se você optar pelo resgate antecipado do título os valores recebidos são bastante inferiores aos aplicados.

Sendo que a maior parte do seu dinheiro não fica com você, você está deixando de ganhar dinheiro com o rendimento desses valores e a chance de concorrer a prêmios que poderia justificar a sua aplicação não é plausível, pois sendo que o sorteio é um jogo de azar as probabilidades de você ganhar o prêmio que compense a aplicação são baixas.

Agora que você compreendeu bem como funciona os títulos de capitalização e que esse produto financeiro não é um investimento fuja dele e venha conhecer aplicações em que seu dinheiro trabalha realmente para você!

Descubra seu perfil de investidor com os conteúdos do Yubb e utilize nossa plataforma para encontrar o investimento ideal - e sem pegadinhas nem sorteio - para você!

Você também pode gostar desses artigos

library_booksTodos os artigosVoltar para o topo