Devo investir em banco ou em corretora?

A gente poderia dar uma resposta rápida e prática para responder essa pergunta, mas você só vai saber investir bem se entender qual a diferença entre as formas de investir.

Muita gente saiu da poupança e começou a investir em algum produto oferecido pelo próprio banco no qual é correntista, mas nem sempre esse pode ser o melhor caminho.

A gente sabe que você ainda se sente inseguro por não conhecer as corretoras como conhece os bancos, mas após ler esse artigo você vai entender o que realmente faz a diferença nessa escolha. 

  • Quais as diferenças entre investir em Bancos e Corretoras?
  • Como escolher entre investir em banco ou corretora?

Quais as diferenças entre investir em Bancos e Corretoras?

Primeiramente vamos conhecer algumas das principais diferenças entre as duas instituições para assim tirarmos boas conclusões e embasar nossa escolha:

Investir já foi uma tarefa complicada, hoje não é mais. Realizar transferências, falar com o gerente, escolher o ativo e alocar patrimônio eram tarefas que demoravam dias para serem realizadas, hoje você faz tudo na palma da sua mão.

Investir por um banco pode ser uma forma de comodismo já que você já tem seu dinheiro lá, para investir por meio de uma corretora de valores é necessário transferir seu dinheiro para a sua conta na corretora. Isso poderia significar um problema anos atrás, hoje você pode fazer isso de graça e sem muita burocracia, então não é mais uma desculpa.

Por que o banco precisa dos seus investimentos mais do que você precisa investir por eles?

Os bancos precisam de dinheiro para trabalhar, basicamente alguns investimentos feitos em produtos do banco são utilizados como forma de financiar sua atividade. Não entendeu o que isso significa? Vamos te explicar:

Os bancos obtêm lucro emprestando o valor que você investe, em um CDB por exemplo, para uma pessoa com o juros maior que o que ele irá te pagar. Essa diferenças entre os juros que eles pagam e recebem são uma das maiores fontes de renda. 

Sendo assim, ter seu dinheiro investido em ativos nos quais o banco pode ganhar dinheiro é bom para eles, e dessa forma existe bastante imparcialidade nessa relação. 

Buscar produtos que te tragam mais rentabilidade que o que você entrega para o intermediador é essencial para bons resultados.

Corretoras são totalmente imparciais, então?

As corretoras também podem ganhar dinheiro com seus investimentos, todavia, os produtos oferecidos são em maior variedade de forma que sua opção pode ser mais lucrativa para  você do que investir apenas em produtos de um banco. 

As corretoras além de dar o acesso ao mercado de ações possibilitam que o cliente conheça diversos produtos de diferentes bancos e assim, sua escolha que vai definir seu investimento.

Tendo em vista que as corretoras oferecem maiores oportunidades e facilidades na hora de investir o melhor é buscar uma corretora, ainda mais por existirem as que não cobram taxas de forma que isso amplifica os retornos dos seus investimentos.

No nosso site temos diversas avaliações de corretoras independentes e de bancos, que tal dar uma olhadinha nas suas opções? Prefere algo mais prático? Então entra no nosso canal do YouTube e veja nossas duas playlists sobre esse assunto:

  • Batalha das corretoras - Nessa série de vídeos nosso fundador Bernardo compara as corretoras mais faladas em algumas categorias!
  • Yubb Resenha - Home broker - Para ter certeza de por onde investir é bom você conhecer os canais por onde irá fazer suas operações. Nessa série o Bernardo testa os vários home brokers assim você consegue ver qual se familiariza melhor!

Conta com a gente pra te ajudar a investir com tranquilidade!


Você também pode gostar desses artigos

library_booksTodos os artigosVoltar para o topo